O juiz do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) Alexandre Chini Neto foi eleito, nesta segunda-feira (29), presidente do Fonaje (Fórum Nacional de Juizados Especiais). O mandato terá a duração de um ano.
Na votação, também foram escolhidos os juízes do TJ-RO (Tribunal de Justiça de Rondônia) Johnny Gustavo Clemes e Guilherme Ribeiro Baldan. Ocuparão os cargos de vice-presidente e secretário-geral, respectivamente.
Titular do 1º Juizado Especial Cível de Niterói, Chini atuou como vice-presidente do Fórum na gestão anterior. O ex-juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça é juiz auxiliar da presidência do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Em outubro, foi o primeiro juiz brasileiro eleito para um cargo na Cumbre (Cúpula Judicial Ibero-Americana).
Criado em 1997, o Fonaje tem como objetivo integrar magistrados atuantes no sistema de Juizados Especiais estaduais para aprimorar a prestação dos serviços judiciários e auxiliar na padronização de procedimentos adotados no território nacional.
Leia também: Em Assembleia Geral, associados aprovam contas do biênio 2020/2021
AMAERJ completa 30 anos de fundação nesta segunda-feira (29)
Magistrados ciclistas reúnem-se no primeiro Amatour, no Corcovado