Promovido a desembargador, Jean Albert de Souza Saadi tomou posse nesta segunda-feira (18) no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, participou da solenidade.
Magistrado há 28 anos, Jean Albert Saadi entrou no plenário acompanhado dos desembargadores Nagib Slaibi Filho e Peterson Barroso Simão.
“Muito me honra a oportunidade de, depois de quase 30 anos, chegar ao posto mais alto da Magistratura estadual. Hoje, de certo modo, como juiz de vara de família, estou me divorciando do juízo que fiquei por 25 anos. A vida prossegue, as oportunidades surgem e temos que aceitar os novos desafios. Obrigado”, agradeceu o novo desembargador.
Ao discursar, o presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, deu as boas-vindas ao magistrado.
“Temos a ventura de dar posse ao desembargador Jean Albert de Souza Saadi. Niterói em alta na Casa. A Comarca de Niterói é um celeiro infindável de grandes juristas e pensadores do Direito e, mais uma vez, traz a contribuição de um novo colega para parear aos demais desembargadores. Seja bem-vindo, tenha muito sucesso. Tenho certeza que sua passagem por aqui vai ser tão profícua quanto pela 1ª Vara da Família”, afirmou Figueira.
O desembargador Nagib Slaibi Filho enalteceu as qualidades da colega.
“Jean Albert não necessita da escolta de companheiros ou padrinhos para ingressar nesse recinto, pois todos conhecem a sua digna, limpa, profícua e admirável judicatura. Posso assegurar, de conhecimento próprio, que sua judicatura foi isenta e honrada. A Justiça do Rio de Janeiro acolhe Jean Albert de Souza Saadi nesta nova fase de sua carreira com a confiança do amor, isenção, dignidade e honra destes últimos anos. Deus o abençoe”, disse Slaibi Filho.
Trajetória
Jean Albert Saadi tem 56 anos. Ele ingressou na Magistratura fluminense pelo 17º Concurso, em 21 de outubro de 1993. Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1989. É especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Estácio de Sá (2007) e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (2008).
Foi defensor público do Estado do Rio de 1992 a 1993. Como juiz, atuou nas Comarcas de São Gonçalo, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes e Cabo Frio. Estava na 1ª Vara de Família de Niterói desde 1996. Exerceu a função de juiz eleitoral nas 71ª, 72ª, 113ª e 114ª Zonas Eleitorais, em Niterói. É professor associado na UFF.
Leia também: Desembargadora Norma Suely Quintes se despede do TJ-RJ com homenagem
Juízes correm no Circuito das Estações com apoio da AMAERJ e da Mútua
Em Vargem Grande, magistrados e parentes visitam a trilha das Cachoeiras