Notícias | 18 de julho de 2022 14:59

Desembargadora Norma Suely Quintes se despede do TJ-RJ com homenagem

Norma Suely Quintes recebe a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense | Reprodução/TJ-RJ

Após 37 anos de dedicação ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a desembargadora Norma Suely Fonseca Quintes se despediu dos colegas nesta segunda-feira (18). Ao se aposentar compulsoriamente, ela recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense, na sessão do Órgão Especial.

Nos anos 70, na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Norma Suely Quintes foi colega de turma de Therezinha Cardozo, mãe do desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. Atual corregedor-geral da Justiça, ele discursou em nome do TJ-RJ.

“Norma é uma magistrada séria e competente, que hoje se despede desta Corte. Agora é hora de mudar, apenas mudar e não encerrar. Chega o momento do recolhimento, mas não com tristeza, chega a hora de recolher os frutos. É a hora da libertação, de curtir a vida. Não haverá mais processo a examinar. Norma, seja feliz”, afirmou Ricardo Cardozo.

O presidente do TJ, Henrique Figueira, ressaltou que a homenageada é um exemplo para todos os magistrados.

“O Tribunal se sente prestigiado pela postura de magistrada que vossa excelência teve durante toda a passagem por aqui, com cuidado, zelo, perseverança e carinho. Isso demonstra a excelência e o brilhantismo da sua atuação como magistrada. Muito obrigado por sua linda carreira no nosso Tribunal”, destacou Figueira.

Norma Suely Quintes recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense ao lado do marido, o ex-presidente do TJ-RJ Manoel Alberto Rebêlo dos Santos (biênio 2011/2012), e do filho, o juiz Marcio Quintes. Ela agradeceu a todos pela homenagem.

“É com muita alegria que recebo esta medalha. Sou tomada por um mix de sentimentos. Alegria pela certeza de que desempenhei a minha função ao longo destes anos com cuidado, perseverança, carinho, humildade e atenção a todos com quem convivi. Por outro lado, vem a tristeza porque vou deixar de conviver com pessoas maravilhosas, que aprendi muito julgando junto. Com a certeza de ter cumprido o meu dever, da melhor maneira que podia, agradeço a todos. Muito obrigada”, disse.

Henrique Figueira, Norma Suely, Manoel Alberto e Marcio Quintes | Foto: Luis Henrique Vicent/TJ-RJ

Nascida em São Gonçalo, Norma Suely Quintes exerceu o magistério por dez anos. Formou-se em Direito pela UFF em 1975. Foi técnica judiciária da Justiça do Trabalho e defensora pública. Ingressou na Magistratura do Rio em 23 de outubro de 1984. Atuou na Comarca de Nilópolis, na 2ª Vara Cível de Magé, na 4ª Vara Cível de São Gonçalo e na 8ª Vara Cível de Niterói, onde ficou de 1989 a 2007.

Promovida a desembargadora em 5 de novembro de 2007, estava havia 13 anos na 8ª Câmara Cível. Ao longo de sua trajetória, presidiu a Associação Beneficente dos Amigos do TJ-RJ (Abaterj).

Leia também: Órgão Especial promove o juiz Jean Albert Saadi a desembargador
Juízes correm no Circuito das Estações com apoio da AMAERJ e da Mútua 
Concurso pioneiro premiará artigos científicos de mulheres