CNJ | 15 de outubro de 2020 15:52

Semana de Conciliação tem inscrição aberta até o dia 26

Adaptando-se à realidade imposta pela pandemia de coronavírus, a 15ª Semana Nacional de Conciliação será totalmente virtual. Organizado anualmente pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o evento acontecerá entre 30 de novembro e 4 de dezembro. As inscrições estarão abertas até 26 de outubro (segunda-feira).

As sessões de conciliação e mediação serão realizadas pelas plataformas Teams e Webex Meet.

No TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), a prioridade serão os processos envolvendo bancos, planos de saúde e construtoras. De acordo com as diretrizes do CNJ, serão selecionados processos com possibilidade de acordo.

Leia também: 1º Encontro Nacional da Justiça Itinerante acontecerá em novembro
TV Justiça exibe entrevista com juiz Fábio Porto nesta quinta-feira (15)
André Andrade e Renata Gil tratam de inteligência artificial em webinar

Caso o processo de algum interessado em conciliar não seja selecionado pelo TJ do Rio, as partes devem enviar, com antecedência, e-mail para snc@tjrj.jus.br informando o número do processo.

Também será possível buscar a mediação pré-processual no caso de as partes ainda não terem entrado com processo judicial. Basta enviar e-mail para snc.preprocessual@tjrj.jus.br.

Todos os pedidos serão analisados pelo Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos), que dará o encaminhamento. O presidente do Nupemec, desembargador Cesar Cury, ressaltou a importância da participação de todos.

“Convido os advogados e as empresas a participarem da Semana Nacional da Conciliação com o compromisso de solucionar consensualmente os conflitos por meio das plataformas digitais disponibilizadas pelo Tribunal de Justiça do Rio”, disse o diretor de Estudos e Pesquisas da AMAERJ.