Na tarde desta segunda-feira (9), o Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) promoveu a instalação da Academia Brasileira de Letras da Magistratura (ABLM). O evento aconteceu no Tribunal Pleno do Museu da Justiça, no Centro do Rio. O diretor do Departamento Cultural da AMAERJ, juiz Ricardo Alberto Pereira, representou a Associação na cerimônia.
A inauguração da Academia foi o último evento da gestão do desembargador Fábio Dutra na presidência da entidade. Na noite desta segunda-feira (9) será empossado no cargo odesembargador Peterson Barroso Simão.
Leia também: Tribunal dá o nome do desembargador Boente à Central de Custódia
Desembargador Cinelli escreve artigo sobre ricos que matam mulheres
Direito da antidiscriminação será analisado em curso livre da EMERJ
Receberam o diploma como membros da Academia o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux; os ex-ministros do STF Carlos Velloso e Ellen Gracie Northfleet; o ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU); o ex-ministro Carlos Fernando Mathias de Souza, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); os desembargadores Andréa Pachá (TJ-RJ), André Ricardo Cruz Fontes (TRF2), Antônio Carlos Esteves Torres (TJ-RJ), Carlos Eduardo Thompson Lenz (TRF4), Edvaldo Pereira de Moura (TJ-PI), Jones Figueiredo Alves (TJ-PE), Jorge de Oliveira Vargas (TJ-PR), José Ernesto Manzi (TRT), Nagib Slaibi Filho (TJ-RJ) e William Douglas (TRF2); e o juiz Jairo Vasconcelos Rodrigues Carmo (TJ-RJ).
Na solenidade, Fux disse que “a sociedade exige dos juízes nobreza de caráter, independência e um conhecimento enciclopédico. Por isso, gostaria de saudar a todos os colegas membros da Academia, porque todos eles preenchem estes requisitos”.
“Graças a Deus que nós vivemos em uma democracia que visa acima de tudo garantir a igualdade, os direitos fundamentas, a liberdade de crença e pensamento. Hoje é exatamente um momento de comemoração desta liberdade de pensamento, expressão e opinião”, falou o ministro.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Figueira, disse que a iniciativa “é de uma importância fantástica”.
“É sempre muito bom quando tomamos iniciativas em favor da cultura. Nosso país sofre muito com o problema de formação, que muito mais se acentua agora por conta da pandemia. É preciso sempre desenvolvermos iniciativas grandiosas, ousadas como esta, que nos leva a acreditar na possibilidade de melhor cuidarmos das nossas pessoas. Parabenizo cada um dos senhores acadêmicos. Tenho certeza que hoje começa uma vida rica de debates e contribuição para sociedade.”
Após a entrega dos certificados, houve a eleição dos integrantes da primeira diretoria da Academia Brasileira de Letras da Magistratura.
Confira os magistrados escolhidos para comandar a ABLM.
Presidente: Ministro Carlos Fernando Mathias de Souza
1º vice-presidente: desembargador Eduardo Mayr
1º Secretário: desembargador Antonio Carlos Esteves Torres
2º Secretário: desembargador Jorge de Oliveira Vargas
Tesoureiro: juiz Jairo Vasconcelos Rodrigues Carmo