Cultura | 11 de fevereiro de 2021 13:50

Filme do desembargador Cinelli é premiado em festival no Reino Unido

Com roteiro, direção e música do desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o curta-metragem de animação “Sobre Ela” foi premiado no Screen Power Film Festival, no Reino Unido. O filme venceu em duas categorias: Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora. O curta, que trata da violência contra a mulher, foi a única produção da América Latina premiada nesta edição.

A informação foi antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, nesta quinta-feira (11), no site do jornal “O Globo”. A entrega dos prêmios está prevista para acontecer em 25 de julho, em Londres.

“Sobre Ela” (“About Her”, na tradução literal em inglês) retrata a relação abusiva do homem que subjuga a mulher e transforma o lar em um ambiente de medo. O filme tem a direção de arte de Lucas Chewie e produção da Com Domínio Filmes.

Anúncio da premiação | Reprodução/Screen Power Film Festival

O curta já havia sido premiado no New Wave Short Film Festival, na Alemanha, e no New York Film Awards, nos Estados Unidos. O filme integra, ainda, a seleção oficial de 20 festivais em países como Austrália, Espanha, Israel, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suécia, Venezuela e Uruguai.

“Credito a repercussão do curta-metragem ‘Sobre Ela’ em festivais internacionais à qualidade do filme, que levou nove meses para ficar pronto, e à relevância do tema da mulher vítima do companheiro abusivo. O assunto é urgente e por isso precisamos manter o debate público a respeito dele. Muitas mulheres são vítimas das agressões de seus atuais ou ex-companheiros todos os dias. Aproximadamente 90 dessas vítimas são assassinadas por eles a cada mês no Brasil. Falar é preciso porque conscientizar é preciso. A conscientização contribui para a prevenção”, disse Cinelli.

O magistrado se interessou pelo tema a partir da experiência como juiz criminal nos anos 90. Ele dedicou-se ao estudo de desigualdade de gênero no mestrado que realizou na London School of Economics (Reino Unido). Inspirado pela realização do curta, o desembargador lançou, em dezembro de 2020, o livro “Sobre Ela: uma história de violência”, pela Editora Gryphus.

Desembargador Wagner Cinelli | Foto: Rosane Naylor
Filme trata da violência contra a mulher | Reprodução
Curta mostra vítima de violência em busca de proteção | Reprodução

Leia também: Desembargador fala à CBN sobre violência doméstica e machismo
CNJ permite magistrados em bancas de concurso e comissões de juristas
Plano de previdência tem taxas reduzidas e dedução de até 12% no IR