Notícias | 03 de fevereiro de 2021 12:48

Desembargador fala à CBN sobre violência doméstica e machismo

Wagner Cinelli participou do “CBN Noite Total”, conduzido pela jornalista Tania Morales | Reprodução/CBN

Pesquisa do Senado aponta que 20% das mulheres brasileiras já sofreram agressões de namorados, maridos ou ex-companheiros. O dado alarmante foi citado pelo desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em entrevista à Rádio CBN, nesta terça-feira (2). O magistrado falou sobre a violência contra a mulher, a legislação acerca do tema, a cultura do patriarcado, o machismo e a desigualdade de gênero.

“O assunto é muito sério. Precisamos falar sobre a desigualdade de gênero. Essa não é uma luta das mulheres, é uma luta da sociedade. Temos que partilhar dessa bandeira, que se torna de nós todos. Eu não quero o menino projeto de homem agressor. Queremos pessoas menos sofridas, mais felizes e uma sociedade melhor. Queremos pessoas que sobrevivam”, afirmou.

Wagner Cinelli participou do programa “CBN Noite Total”, conduzido pela jornalista Tania Morales. Na entrevista, que durou cerca de uma hora, o desembargador falou da proximidade com o tema, pelo qual se interessou a partir da experiência como juiz criminal nos anos 90.

O magistrado estudou desigualdade de gênero durante o mestrado na London School of Economics (LSE), no Reino Unido. Ele é autor do livro “Sobre Ela: uma história de violência” e diretor do curta-metragem de animação “Sobre Ela”, que trata da violência contra a mulher.

À CBN, Cinelli abordou a perspectiva histórica do tema e casos recentes. Assista abaixo à íntegra da entrevista:

Leia também: Itaboraí poderá receber projeto-piloto em defesa das mulheres
TJ registra mais de 75 milhões de atos processuais na pandemia
Associados têm desconto em curso online de mediação do CBMA