Destaques da Home 2 | 14 de agosto de 2019 15:16

EMERJ inaugura Observatório de Pesquisas Bryant Garth no dia 28

Bryant Garth, vice-reitor da Universidade da Califórnia | Foto: Rosane Naylor/ EMERJ

Nesta quarta-feira (28) a EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) vai inaugurar o Observatório de Pesquisas Bryant Garth. A unidade foi batizada em homenagem ao jurista norte-americano do Projeto Florença, pesquisa mundial sobre o Judiciário realizada na década de 70 do século passado. A cerimônia será das 17h às 19h, com a presença de Garth.

O centro de estudos terá três linhas de pesquisas: Gênero, Raça e Etnia; Mídia e Liberdade de Expressão; e Meios Alternativos de Solução de Conflitos. O objetivo é promover pesquisas, análises e estudos aprofundados para auxiliar na compreensão de realidades, fatos, fenômenos e relações sociais.

Bryant Garth é vice-reitor da Irvine School of Law, da Universidade da Califórnia. O Projeto Florença, que dividiu a autoria com o italiano Mauro Cappelletti, envolveu cem especialistas de 27 países. As conclusões foram publicadas em quatro volumes, nos anos 70, e traduzidas para o português posteriormente. O estudo identificou três períodos de renovação no Processo Civil.

Leia também: Revista FÓRUM: Entrevista com o professor Bryant Garth
Comarca de Paraty recebe palestra sobre violência doméstica
Em ‘O Globo’, Renata Gil critica descumprimento de decisão judicial

Em palestra durante a abertura, Garth abordará seus estudos sobre o sistema de Justiça. Também abordará sua nova pesquisa, sobre obstáculos econômicos, sociais e culturais ao acesso à Justiça, cuja publicação está prevista para 2020.

Participarão dos debates o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade; o presidente do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), desembargador César Cury; e a professora Lívia de Meire Lima Paiva, pesquisadora do Nupemec.

O encontro gratuito está com as inscrições abertas. Ele será realizado em 28 de agosto (quarta-feira), das 17h às 19h, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, Centro do Rio de Janeiro).

*Com informações da EMERJ