Artigos de Magistrados | 28 de janeiro de 2021 15:21

Em ‘O Globo’, juíza escreve sobre assassinato da colega Viviane do Amaral

Juíza Mirela Erbisti

O site do jornal “O Globo” publicou, nesta quarta-feira (27), o artigo “Morte e ressurreição de Themis”, de autoria da juíza Mirela Erbisti, do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). A magistrada faz uma analogia do assassinato da colega Viviane Vieira do Amaral, em dezembro passado, à morte da deusa da Justiça, Themis. No texto, ela afirma que a morte de uma mulher por seu companheiro “é, sempre e indiscriminadamente, uma tragédia ilógica”.

A juíza comenta as camadas por trás do assassinato de uma mulher por sua condição de gênero, como a misoginia do agressor e a transformação da admirada força física do homem em arma contra a vítima. Ela afirma que as mulheres em posição de poder representam as que não tiveram as mesmas oportunidades. Para a articulista, a morte de “uma magistrada, guardiã da lei” toma “de desespero e desamparo toda a classe”.

Em sua conclusão, o texto apresenta possíveis soluções para o fim da violência contra a mulher: a educação e a paridade de oportunidades. Leia aqui a íntegra do artigo.

Leia também: EMERJ muda regras de pontuação em cursos de aperfeiçoamento
Justiça determina redução de 50% no honorário de interventores de hospital em Volta Redonda
Associados têm desconto em livro sobre a nova Lei de Falências