AMAERJ | 07 de março de 2022 15:34

Em live da AMAERJ, juízas do Rio debaterão violência doméstica

Nesta quarta-feira (9), a AMAERJ promoverá a live “App Maria da Penha Virtual”. O debate terá transmissão ao vivo pelo perfil da entidade no Instagram (@amaerj).

Com a participação das juízas Adriana Ramos de Mello, Juliana Cardoso e Elen Barbosa, a live começará às 17h.

Leia também: Presidente da AMAERJ falará em evento sobre os direitos femininos
Eunice Haddad defende equilíbrio entre IA e humanização das decisões
Planilha com itens doados eleva transparência da ‘SOS Petrópolis’

A app Maria da Penha Virtual é uma ferramenta desenvolvida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), do TJ-RJ, em parceria com o Centro de Estudos de Direito e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O aplicativo foi o vencedor do Prêmio do CNJ Viviane Vieira do Amaral, na categoria Tribunais, em 2021.

A tecnologia pode ser acessada pela internet de qualquer dispositivo eletrônico (celular, tablet e computador). Pela ferramenta, a vítima preenche um formulário simples com seus dados, os do agressor e as informações relativas à violência sofrida. Em seguida, o sistema gera um pedido de medida protetiva e encaminha o caso a um magistrado, que decidirá as medidas a serem tomadas para assegurar a proteção da vítima.