AMAERJ | 07 de março de 2022 12:42

Presidente da AMAERJ falará em evento sobre os direitos femininos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), magistrados do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), advogadas e docentes participarão do evento da EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) “Uma análise sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento dos direitos femininos no século 21”. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participará do encontro híbrido, a ser realizado das 9h às 16h. Haverá o lançamento de dois livros durante o evento.

A diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, abrirá o encontro. A presidente da AMAERJ participará da primeira palestra, “Obstáculos sociais ao desenvolvimento do feminismo”. A mesa será coordenada pela juíza Adriana Ramos de Mello, com a participação das presidentes da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), juíza Renata Gil e advogada Rita Cortez, da advogada Giowana Cambrone e da professora Sandra Lurine.

O segundo painel, coordenado pelo desembargador Wagner Cinelli, debaterá o “Feminismo no século 21: feminismo de luta”. Participarão a desembargadora Suely Magalhães, presidente da Coem (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar) do TJ-RJ, a procuradora Carla Araújo, as advogadas Deborah Prates e Patrícia Sanches e a professora Barbara Lupetti.

O encontro será transmitido ao vivo pelo canal da Escola no YouTube. Inscreva-se gratuitamente no site da EMERJ. Saiba mais aqui.

Lançamento de livros

Duas obras serão lançadas no encontro. Em “Metendo a colher”, o desembargador Wagner Cinelli aborda a cultura machista que permeia várias relações sociais. O foco do livro é a violência praticada pelo homem contra a atual ou ex-companheira. A obra da Gryphus Editora está em pré-venda pela internet.

O “Sobre Feminismos” é de autoria da desembargadora Andréa Pachá e da professora Vilma Piedade. As escritoras refletem sobre a luta antirracista, o envelhecimento, a maternidade e a solidão. O livro, publicado pelo selo Agir, da editora Ediouro, está à venda online.

Leia também: Em seminário, Eunice Haddad defende equilíbrio entre IA e humanização das decisões
‘Faraó dos bitcoins’: nova ação coletiva fala em mais de 300 mil lesados e cobra R$ 17 bilhões da empresa
Planilha com itens doados eleva transparência da ‘SOS Petrópolis’