AMAERJ | 24 de março de 2023 15:06

Doe um Look promove aula de maquiagem e ensaio de fotos

Promovida pela AMAERJ, a primeira etapa da campanha Doe um Look em 2023 realizou ao longo desta sexta-feira (24) atividades de maquiagem e fotografia dirigidas a 30 mulheres vitimadas pela violência doméstica e familiar.

As ações aconteceram na Sede Administrativa da Associação, no Centro do Rio. Participaram mulheres que são apoiadas pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher Márcia Lyra, pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga e pelo Programa Patrulha Maria da Penha-Guardiões.

Nos últimos 40 dias, a campanha arrecadou 31 pares de calçados e roupas variadas, além de cosméticos, bolsas, brincos, colares, braceletes, pulseiras e cintos. As convidadas também receberam kits de maquiagem.

A primeira fase da Doe um Look deste ano integra a lista de celebrações relacionadas aos mês da mulher. Em 8 de março, festejou-se o Dia Internacional da Mulher, data já incorporada ao calendário mundial de apoio às vítimas e suas famílias.

Representante da AMAERJ no evento, a juíza Juliana Cardoso Monteiro de Barros, diretora do Departamento de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica, disse que a iniciativa tem o objetivo de valorizar as vítimas.

“Não é só resgatar a autoestima da mulher. É valorizá-la. E dizer que as mulheres vítimas da violência são importantes para nós. É importante acrescentar que fazemos questão que as mulheres escolham suas roupas. Isso é fundamental para elas”, afirmou a magistrada.

Também diretora do Departamento de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica da AMAERJ, a juíza Elen de Freitas disse que o evento busca “trazer mais dignidade para as mulheres acompanhadas pela rede pública de atendimento”.

‘É um momento de alegria para todos nós. A campanha apoia as vítimas de violência como forma de ajudá-las na recuperação da autoestima”, complementou a magistrada.

A retomada do Doe um Look foi decidida na primeira quinzena de fevereiro pela presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e por magistradas historicamente engajadas em atividades pró-mulher.

Todo o material arrecadado destina-se a mulheres carentes que convivem com situação familiar complicada em razão dos ataques de que são vítimas, especialmente por parte de companheiros e ex-companheiros.

Para a presidente da AMAERJ, o amparo às mulheres que sofrem agressões e ameaças é importantíssimo no processo de recuperação da autoestima.

“Queremos que elas saibam que não estão sozinhas. Que olhem em volta e notem que há pessoas dispostas a ajudá-las no que for preciso. O Poder Judiciário tem uma função social muito importante. A AMAERJ não é diferente”, disse a magistrada.

Ao discursar no evento, a juíza Juliana Cardoso incentivou as mulheres a buscar meios de mudar a situação que as aflige.

“No relacionamento íntimo entre mulher e homem, algumas coisas acabam tornando-se comuns. As mulheres, muitas vezes, perdem o amor próprio. Este evento não é só para dar roupas a vocês. É para dar um estalo. Vocês são as engrenagens das vidas de vocês. A vida é única. Ninguém pode vivê-la por nós. Nós nos importamos com vocês”, afirmou ela.

A Doe um Look foi criada em dezembro de 2021. No decorrer do ano passado, desenvolveram-se etapas da campanha que resultaram na arrecadação de uma grande quantidade de vestimentas encaminhadas às mulheres.

Nesta sexta, as visitantes trazidas à AMAERJ pelas três entidades participaram de aulas de automaquiagem ministradas pela maquiadora Beth Ribeiro e de um miniensaio fotográfico conduzido pela especialistas Mariana Rosa.

Leia também: Corregedor dialoga com presidente da AMAERJ e juízes da Zona Norte
Reunião de Fórum da EMERJ discutirá inovações da nova lei do racismo
AMAERJ acompanha a primeira reunião do presidente Ricardo Cardozo com juízes