AMAERJ | 24 de setembro de 2021 15:16

Diretoria e Conselho criam Medalha AMAERJ no 30º aniversário da entidade

Reunião conjunta da Diretoria e do Conselho, por videoconferência | Reprodução

Em reunião conjunta nesta sexta-feira (24), a Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação instituíram a Medalha AMAERJ. Criada em celebração aos 30 anos de fundação da entidade, a honraria será entregue, em novembro, a personalidades que contribuíram para a consagração e o fortalecimento do Judiciário ou do associativismo dos magistrados brasileiros.

A Medalha AMAERJ será destinada, uma vez por ano, a até cinco pessoas. Em 2021, a solenidade de condecoração acontecerá no dia 30 de novembro.

De acordo com o regulamento da honraria, a Comissão Avaliadora será integrada por seis magistrados associados à AMAERJ: dois membros da Diretoria Executiva, dois do Conselho Deliberativo e Fiscal, um representante indicado pela presidência da Associação e um representante indicado pelo presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal.

Caberá à Comissão Avaliadora definir, com quórum mínimo de cinco integrantes, os aspectos operacionais de avaliação e escolha dos indicados, com o objetivo de definir a quem serão entregues as Medalhas anuais.

A comissão também terá a atribuição de analisar, dentre os indicados, personalidades que tenham contribuído de maneira relevante com o Judiciário ou o associativismo dos magistrados brasileiros.

Os candidatos à Medalha AMAERJ serão indicados pelos associados. As indicações deverão ser encaminhadas à presidência da entidade, de 1º a 15 de outubro, pelo e-mail contatoamaerj@amaerj.org.br.

Leia aqui o regulamento da Medalha AMAERJ.

30 anos

A honraria faz parte da celebração do 30º aniversário da AMAERJ. A entidade foi fundada em 29 de novembro de 1991, a partir da fusão da Associação dos Magistrados Fluminenses (AMF), criada em 1954 e sediada em Niterói, com a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMARJ), surgida em 1958.

Na década de 50, o Rio de Janeiro era a capital federal. Com a ida da capital para Brasília, surgiu, em 1960, o Estado da Guanabara, cuja capital era o Rio. O Estado do Rio de Janeiro tinha a cidade de Niterói como capital. A fusão da Guanabara com o velho Estado do Rio aconteceu em 1975 e as entidades representativas da Magistratura se uniram 16 anos depois.

“Essas valorosas instituições, surgidas nos anos 50 do século passado, se uniram para formar a nossa AMAERJ. Graças ao movimento associativo temos uma Magistratura respeitada, unida”, afirmou o presidente Felipe Gonçalves.

Leia também: Desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho fala à ‘AMAERJ 30 Anos’
Associações apresentam à Alerj emendas aos projetos de reforma
AMAERJ firma convênios com restaurantes do chef Érick Jacquin