AMAERJ | 08 de setembro de 2021 17:20

Desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho fala à ‘AMAERJ 30 Anos’

No sétimo filme da série “AMAERJ 30 Anos”, o desembargador aposentado Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho fala sobre as alegrias – e também sobre os percalços – do exercício da Magistratura. Presidente da Associação no biênio 1996-1997, Ribeiro de Carvalho ostenta um currículo raro na história da Justiça brasileira. Presidiu, ainda, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

A série celebra, ao longo deste ano, as três décadas de fundação da AMAERJ, a partir da união, em 1991, da Associação dos Magistrados Fluminenses (AMF), criada em 1954 e sediada em Niterói, com a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMARJ), surgida em 1958.

Na entrevista, sem meias palavras, Ribeiro de Carvalho identifica, no momento atual da vida brasileira, a tentativa de intimidação do Poder Judiciário pelo Executivo. Tentativa que se manifesta por meio de atos e palavras agressivas contra magistrados, especialmente os que, em cumprimento à Constituição e às leis deste país, desagradam os poderosos.

Leia também: Juliana Kalichsztein integra grupo do CNJ sobre gestão de ouvidorias
Associados terão até sexta-feira (10) para atualizar dados de cadastro
Ciclo de palestras reunirá magistrados e professores do Brasil e do exterior

Nesta série de filmes, a história da AMAERJ vem sendo contada por seus protagonistas. Já foram postados no site e nas redes sociais os episódios com o desembargador aposentado Thiago Ribas Filho, primeiro presidente da Associação; o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidente da AMAERJ no período 2002-2003; o desembargador Roberto Felinto, diretor do Departamento de Aposentados da Associação, que presidiu no biênio 2008/2009; o desembargador aposentado Fernando Marques de Campos Cabral, presidente no período 1998-1999; o desembargador Cláudio Luis Braga Dell’Orto, à frente da AMAERJ nos biênios 2006-2007 e 2012-2013; e o desembargador Antonio Cesar Siqueira, presidente em 2010/2011.

Assista aqui às entrevista anteriores:

https://www.youtube.com/watch?v=R0oUeo7bV8g&t=191s