Notícias | 27 de novembro de 2020 17:18

Desembargadores elegem nova administração do TJ-RJ nesta segunda (30)

Desembargadores Bernardo Garcez e Henrique Figueira disputam a presidência do TJ-RJ

Integrado pelos 180 desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o Tribunal Pleno se reunirá nesta segunda-feira (30), às 11h, para escolher a nova administração da Corte no biênio 2021/2022. Serão eleitos os novos presidente, corregedor-geral da Justiça, 1º, 2º e 3º vice-presidentes e diretor-geral da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro).

Na sessão, também acontecerá a eleição de 12 membros efetivos e 12 suplentes para o Órgão Especial e cinco integrantes do Conselho da Magistratura.

O sistema da eleição será integralmente eletrônico. Em modelo híbrido, os desembargadores poderão participar da votação presencialmente ou de forma remota. Todos os magistrados usarão computadores ou smartphones para votar. O presidente do TJ-RJ, Claudio Mello, pediu para que os desembargadores votem dos gabinetes. Segundo Mello, a eleição para presidente ocorrerá das 11h às 12h. Se o quórum estiver completo antes de meio-dia, a votação terminará.

A AMAERJ acompanhará as votações e divulgará os resultados em tempo real no site, nas redes sociais e por meio de boletins. A Associação disponibilizou os canais de comunicação da entidade para os candidatos, por meio de entrevista, apresentarem suas propostas. Clique abaixo para ler, em ordem alfabética, as entrevistas dos candidatos a presidente, corregedor, diretor-geral da EMERJ e 1º vice-presidente:

PRESIDENTE DO TJ-RJ

– Bernardo Garcez

– Henrique Figueira

CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA

– Adriano Celso Guimarães

– Custódio de Barros Tostes

– Reinaldo Pinto Alberto Filho

– Ricardo Rodrigues Cardozo

DIRETOR-GERAL DA EMERJ

– Cristina Tereza Gaulia

– Fabio Dutra

1º VICE-PRESIDENTE

– José Carlos Maldonado de Carvalho

Também são candidatos os desembargadores Paulo de Tarso Neves, para a 1ª vice-presidência; Marcus Henrique Pinto Basílio, para 2º vice-presidente; e Edson Aguiar de Vasconcelos, para 3º vice.