AMAERJ | 21 de março de 2023 18:56

Desembargador Henrique Figueira recebe homenagem do IMB

Juíza Eunice Haddad e desembargador Henrique Figueira | Foto: Matheus Salomão

Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) no biênio 2021/2022, o desembargador Henrique Figueira foi homenageado pelo Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), nesta terça-feira (21), por sua atuação na Magistratura e na administração do Judiciário fluminense. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, prestigiou a cerimônia, que reuniu cerca de 60 pessoas no Salão Nobre do Museu da Justiça.

O presidente do IMB, desembargador Peterson Barroso Simão, destacou a capacidade de liderança do homenageado. “A Magistratura viu-se unida com um líder que sabia ouvir e fazer tudo com simplicidade e sensibilidade, uma pessoa humana, com muita luz, que todos admiram. Vossa excelência é um semeador de bons pensamentos e ações. Parabéns pelo sucesso administrativo.”

Para o 1º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador Caetano da Fonseca Costa, foi primorosa a administração do desembargador Figueira. “Fica aqui o nosso agradecimento pela sua brilhante gestão, humana e célere”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, parabenizou o ex-presidente. “Tive a oportunidade de fazer uma grande amizade com o desembargador, forjada pelo trabalho respeitoso, de diálogo profícuo entre as instituições.”

O procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, ressaltou a “sensibilidade e o tratamento humano, cordial e deferente” do homenageado.

Henrique Figueira agradeceu a todos. “É de suma emoção receber esta homenagem do Instituto dos Magistrados do Brasil, de pessoas tão queridas que me ajudaram e participam da minha vida. São 35 anos de Magistratura, onde me dediquei de coração e alma a esse trabalho tão relevante, vital para a sociedade e a democracia”, disse.

Ele ressaltou o apoio que recebeu do Órgão Especial, do Conselho da Magistratura, da AMAERJ, de desembargadores, dos assessores, dos juízes auxiliares e de sua família.

“Foi uma alegria e um prazer cuidar do Tribunal. Procurei cuidar das pessoas, tratar do Tribunal como a casa das pessoas. Fui bem-sucedido. Agradeço muito o apoio incondicional que sempre tive de todas as instituições. Tenho imenso orgulho de tudo o que consegui implantar, decidir, colher nestes dois anos.”

A desembargadora Maria Helena Machado entregou a placa em homenagem ao ex-presidente Henrique Figueira. Também estiveram na cerimônia os desembargadores Marcus Basílio, corregedor-geral da Justiça; Luiz Zveiter, decano e ex-presidente do TJ-RJ; Suely Magalhães, 2ª vice-presidente do TJ; e José Carlos Maldonado, 3º vice da Corte; e o juiz Felipe Gonçalves, ex-presidente da AMAERJ.

Leia também: Novos dirigentes do TRE-RJ tomarão posse em solenidade no TJ
Fórum Central sediará campanha de doação de sangue nesta quarta (22)
Campeonato Nacional de Futebol Livre será disputado em Campinas