Notícias | 21 de março de 2023 13:44

Fórum Central sediará campanha de doação de sangue nesta quarta (22)

Os profissionais do Direito e jurisdicionados que estiverem no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) nesta quarta-feira (22), das 11h às 16h, poderão participar da campanha “Doe Sangue”, na Lâmina 3. A meta do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) é coletar 120 bolsas de sangue.

As doações acontecerão na Biblioteca do TJ-RJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira (Rua Dom Manuel, 37, térreo, Centro do Rio).

A campanha visa aumentar o estoque dos bancos de sangue no Estado. Autorizada pelo presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a ação resulta da parceria firmada entre o Hemorio e a Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJ-RJ (SGSUS).

Pode ser doador de sangue qualquer pessoa que tenha de 16 a 69 anos, com bom estado de saúde, que pese mais de 50kg e não esteja grávida ou amamentando. É importante que o cidadão não esteja em jejum e evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Homens podem doar de dois em dois meses, sendo no máximo quatro vezes anualmente. Para as mulheres, é permitido doar a cada três meses, com limite de três vezes no ano.

Com uma única doação, quatro vidas podem ser salvas. Uma pessoa tem, em média, cinco litros de sangue. Ao doar, são retirados 450ml no máximo. Doar é um gesto solidário que salva vidas.

Leia também: TJ-RJ abre inscrições para as Câmaras de Direito Empresarial
Presidente da AMAERJ participa de reunião do corregedor com juízes da Baixada
Campeonato Nacional de Futebol Livre será disputado em Campinas