Em sessão solene nesta segunda-feira (9), o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira assumiu a presidência do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro). Na solenidade, realizada no Órgão Especial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), o desembargador Cláudio dell’Orto tomou posse como vice-presidente e corregedor da Corte eleitoral. A AMAERJ foi representada pela juíza Alessandra Bilac (42ª Vara Criminal do TJ-RJ).
“Meu compromisso na magistratura é com a Constituição e com o Direito. Na administração do Tribunal, zelarei pela observância de cada um dos princípios que regem a administração pública. A Justiça Eleitoral deve dar uma resposta enérgica às tentativas de burlar a seriedade das eleições. Atuaremos de forma organizada e planejada, mas com extremo rigor”, afirmou em trechos do discurso o novo presidente do TRE do Rio.
Ao final, o empossado fez um alerta: “As tentativas de interferência indevidas no processo de escolha dos representantes não serão toleradas”.
A juíza Alessandra Bilac representou a presidente da AMAERJ, Renata Gil, na cerimônia. “Desejamos uma profícua gestão aos dirigentes que assumem agora os rumos do Tribunal Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, em um momento de relações políticas conturbadas não só nacionalmente. Estamos certos que, sob a condução desses novos gestores, o TRE manterá sua rota de eficiência na condução dos pleitos eleitorais. Eficiência essa sobejamente comprovada aos analisarmos os desempenhos dos magistrados eleitorais e da cúpula do Tribunal nas eleições passadas”, afirmou ela.
Compuseram a mesa da cerimônia o presidente do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), desembargador Claudio de Mello Tavares; o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel; o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ); e a procuradora regional eleitoral Silvana Battini, entre outras autoridades.
Leia também: Juiz da VEP nega pedido de liberdade a Cabral
Juízes confraternizam na Regional da AMAERJ em Duque de Caxias
Juiz Luiz Fernando Souza Filho presidirá a Regional de Petrópolis
Currículos
Natural de Itaperuna (Noroeste Fluminense), Brandão de Oliveira é bacharel em Direito pela UFF (Universidade Federal Fluminense), mestre em Direito pela Universidade Gama Filho e doutor em Sociologia e Direito pela UFF. Magistrado desde 1992, foi promovido a desembargador há dez anos. Atua na 7ª Câmara Cível do TJ-RJ.
Cláudio dell’Orto foi eleito pelo Tribunal Pleno do TJ-RJ, no último dia 11, para ser membro efetivo do TRE-RJ. Ex-presidente da AMAERJ (2006/2007 e 2012/2013), Dell’Orto nasceu em Petrópolis (Região Serrana). Ele é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes. Ingressou na magistratura em 1991. Foi promovido a desembargador em 2009. Atua na 18ª Câmara Cível.