De quinta-feira (22) a sexta-feira (23), o Rio de Janeiro sediará o 44º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais. A cerimônia oficial de abertura será na quinta-feira, às 19h30, no Plenário do Órgão Especial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro).
Antes, às 9h, o evento começará no Hotel Radisson, na Barra da Tijuca (Zona Oeste), com a participação dos desembargadores Carlos Santos de Oliveira (vice-presidente e corregedor do TRE-RJ) e Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior (presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais e vice-presidente e corregedor do TRE-SP).
Leia também: AMAERJ promove palestra sobre lavagem de dinheiro
Juízes ambientais discutem em São Paulo o ‘Direito por um Planeta Verde’
Juiz Daniel Konder passa a integrar a diretoria do Fonajup
No primeiro dia serão discutidos temas como a proposta de alteração da Resolução TSE 23.571/18, com relação ao prazo para conferência das fichas individuais de apoiamento durante o período eleitoral; o Sistema Convoca-E; a revisão do eleitorado e o impacto do recebimento dos dados biográficos externos; a proposta de integração do PJe entre os TRE’s; o alinhamento entre os perfis orientador e correcional da CRE-RJ; e o recadastramento biométrico de presos.
O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Jorge Mussi, abrirá o segundo dia do evento, ao lado de Carlos Santos de Oliveira e Waldir Sebastião Campos Júnior.
Serão debatidos a organização dos serviços da Corregedoria-Geral Eleitoral, a atribuição disciplinar da CRE, a importância da Corregedoria no devido processo legal na produção da prova; a propaganda política e o financiamento público nas Eleições 2018; o projeto de expansão de auditorias nas eleições futuras; e os mitos e verdades no processo eleitoral.