Destaques Noticias | 25 de maio de 2020 12:42

Cartazes divulgam canais de denúncia a vítimas de violência

A campanha pelo fim da violência doméstica durante o isolamento social ganha duas novas peças. Inspirados na cartilha da EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) “Covid-19 – Confinamento sem violência”, os cartazes estimulam as vítimas a não se calar e informam canais que recebem denúncias por telefone.

São divulgados os números das Polícias Civil e Militar e da Central de Atendimento à Mulher, além de telefone e e-mail da Defensoria Pública da Mulher. Os banners são iniciativas do Nupegre (Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia) e do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, ambos da EMERJ; do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro); e da Coem (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar).

Leia também: Cartilha da EMERJ orienta vítimas de violência doméstica
AMB e Ajufe pedem respeito às instituições e à democracia
EUA realizam primeiro julgamento por júri via videoconferência

A cartilha foi preparada pelo Nupegre. Lançada no fim de abril, foi preparada para auxiliar na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica.

O documento foi idealizado pela juíza Adriana Ramos de Mello, que preside o núcleo. À época, ela explicou que informação é um caminho para coibir a violência contra a mulher. “Informação é poder. E esta é uma cartilha completa, que passa para as mulheres todas as informações de onde e de como fazer a denúncia de violência contra a mulher, e também de como procurar ajuda neste momento tão difícil para a sociedade brasileira. A EMERJ coloca à disposição das mulheres mais um importante canal de informação, de prestação de serviço”.

Baixe aqui o PDF do primeiro cartaz.
Baixe aqui o PDF do segundo cartaz.