AMAERJ | 22 de novembro de 2022 11:05

Assembleia e Câmara de Vereadores homenagearão a presidente Renata Gil

Juíza Renata Gil | Foto: Diego Carvalho

A juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), receberá no dia 30 (quarta-feira da próxima semana), às 18h30, o Título Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, da Assembleia Legislativa, e a Medalha Pedro Ernesto, da Câmara de Vereadores do Rio. A homenagem acontecerá no plenário da Assembleia (Rua México, 125, 1º subsolo, Centro do Rio).

O título é concedido a personalidades nacionais e estrangeiras que tenham atuado decisivamente para o desenvolvimento econômico, científico, artístico, cultural, desportivo ou, ainda, que tenham feito doações valiosas ao patrimônio do Estado do Rio.

Criada em 1980, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal homenagem que a cidade do Rio presta a quem se destaca na sociedade civil.

Juíza há 24 anos, Renata Gil é a primeira mulher a presidir a AMAERJ e AMB. Ela é presidente da Associação Nacional desde 2020. A magistrada dirigiu a instituição fluminense de 2016 a 2019. Foi vice-presidente da AMB nos triênios 2011/2013 e 2017/2019. Titular da 40ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2008, Renata Gil atuou nas comarcas de Conceição de Macabu, Silva Jardim e Rio Bonito, municípios no interior do Estado do Rio. É formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Renata Gil integrou a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) e idealizou a Central de Assessoramento Criminal (CAC), cartório de funcionários “sem rosto”, iniciativa reconhecida como modelo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia também: Alexandre Teixeira toma posse como desembargador do TJ-RJ
Tribunal do Rio define a promoção dos 47 juízes substitutos

Desembargador Figueira e quatro juízes são escolhidos para o TRE-RJ