AMAERJ | 21 de novembro de 2022 14:18

Desembargador Figueira e quatro juízes são escolhidos para o TRE-RJ

Magistrados no plenário do Tribunal Pleno | Foto: Matheus Salomão

O desembargador Henrique Figueira e os juízes Daniela Bandeira, Gerardo Carnevale, Bruno Bodart e Marcello de Sá Baptista integrarão o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) a partir de 2023. Os magistrados foram escolhidos pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) na sessão do Tribunal Pleno desta segunda-feira (21). A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, acompanhou as votações no plenário e parabenizou os eleitos.

Atual presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira recebeu 107 votos contra 63 do desembargador Eduardo Gusmão Neto.

“Sinto hoje, neste momento, a mesma emoção de dois anos atrás quando o Pleno me indicou para a presidência do Tribunal de Justiça. É, mais uma vez, uma responsabilidade imensa representar os nossos colegas no Tribunal Regional Eleitoral. Vou dar todo o meu esforço, toda a minha aplicação para conseguirmos lograr um bom desempenho naquela Corte. Agradeço e cumprimento o desembargador Eduardo Gusmão. Muito obrigado a todos os meus pares”, disse Figueira.

Desembargador Henrique Figueira agradece os colegas no plenário | Foto: Matheus Salomão

O desembargador Eduardo Gusmão Neto agradeceu aos colegas e parabenizou Henrique Figueira.

“Dou os parabéns ao eminente desembargador Henrique. Desejo a ele uma boa gestão. Tenho certeza que representará o Tribunal de Justiça da melhor forma possível”, afirmou Gusmão Neto.

Os juízes Daniela Bandeira de Freitas (106 votos no 2º escrutínio) e Gerardo Carnevale Ney da Silva (85 votos no 2º escrutínio) serão membros titulares da Corte eleitoral. Bruno Vinicius da Rós Bodart da Costa (117 votos no 2º escrutínio) e Marcello de Sá Baptista (105 votos no 2º escrutínio) preencheram as vagas de membro substituto.

As vagas foram abertas em razão do término dos biênios do desembargador Elton Leme (15 de março de 2023), atual presidente do TRE, e dos juízes Afonso Henrique Barbosa (15 de março de 2023), Alessandra Bilac (27 de abril de 2023), André Cortes Lopes (1º de fevereiro de 2023) e Gerardo Carnevale (27 de abril de 2023).

Listas tríplices

Na mesma sessão, o Tribunal Pleno formou duas listas tríplices para preencher vagas do TRE-RJ na classe jurista.

Para membro titular, na vaga do atual desembargador Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, foram escolhidos os advogados Fernando Marques de Campos Cabral Filho (100 votos no 1º escrutínio), Carlos Eduardo de Campos Machado (98 votos no 2º escrutínio) e Gustavo Rebello Horta (91 votos no 3º escrutínio).

Integram a lista para membro suplente, na vaga de Tiago Santos Silva, os advogados Alice do Amaral Peixoto Moreira Franco (105 votos no 1º escrutínio), Leonardo Oliveira Silveira Santos Martins e Tathiana de Carvalho Costa (ambos com 98 votos no 2º escrutínio).

Presidentes Henrique Figueira e Eunice Haddad | Foto: Matheus Salomão
Presidente Eunice Haddad e juíza Daniela Bandeira | Foto: Matheus Salomão
Márcia Alvarenga, Eunice Haddad, Gerardo Carnevale e Katya Monnerat | Foto: Matheus Salomão
Márcia Bodart, Bruno Bodart, Eunice Haddad e Katya Monnerat | Foto: Matheus Salomão
Marcello de Sá Baptista e Eunice Haddad | Foto: Matheus Salomão

Leia também: Órgão Especial promove o juiz Alexandre Teixeira a desembargador
Tribunal do Rio define a promoção dos 47 juízes substitutos