Destaques da Home | 21 de novembro de 2022 18:18

Alexandre Teixeira toma posse como desembargador do TJ-RJ

Desembargadores Henrique Figueira e Cláudio Dell’Orto ladeiam Alexandre Teixeira | Foto: Matheus Salomão

Promovido a desembargador, Alexandre Teixeira de Souza tomou posse nesta segunda-feira (21) no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A 1ª vice-presidente da AMAERJ, desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, participou da solenidade.

Alexandre Teixeira foi promovido pelo critério de merecimento na tarde desta segunda-feira. A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, acompanhou a votação no Órgão Especial.

Alexandre Teixeira e Eunice Haddad | Foto: AMAERJ

Magistrado há 24 anos, Alexandre Teixeira entrou no plenário acompanhado dos desembargadores Henrique Figueira, presidente do TJ-RJ, e Cláudio Dell’Orto, ex-presidente da AMAERJ (2006/2007 e 2012/2013).

O novo desembargador ressaltou que este é um dos dias mais importantes de sua vida profissional, que começou no mesmo plenário quando tomou posse como juiz.

“Hoje, muitos são os sentimentos que afloram minha mente. Agradeço de coração aos integrantes do Órgão Especial que confiaram os votos em mim para os quais reafirmo o meu juramento de cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis. Prometo que me esforçarei para não decepcioná-los. Me considero abençoado e, por tal motivo, procuro sempre fazer o bem, querendo ser lembrado apenas no final da minha trajetória como uma pessoa que procurou ajudar a todos”, disse Teixeira.

Solenidade de posse | Foto: Matheus Salomão

Ao discursar, o desembargador Luiz Felipe Francisco destacou que o empossado sempre atuou com denodo e dedicação. “A retidão de sua conduta, assim como sua atuação profissional, certamente servirão para viabilizar com sucesso a nova etapa de sua vida, sempre na busca de um Poder Judiciário independente e forte, reforçando a imagem do semeador de justiça que sempre aureolou sua existência.”

O presidente do TJ-RJ deu as boas-vindas ao magistrado. “O Alexandre tem todos os méritos de estar aqui ao nosso lado, foi um juiz auxiliar com a característica do cuidado social. Alexandre fez um trabalho espetacular em Petrópolis como juiz da Vara da Infância, quando criou oportunidades de emprego e formação a uma gama infindável de jovens.”

“O caráter e o humanismo do desembargador Alexandre afloraram, mais uma vez, em fevereiro deste ano quando Petrópolis foi atingida por uma catástrofe. Alexandre ficou duas semanas lá fazendo um trabalho fantástico de ajuda para regularizar os óbitos e dar apoio aos sobreviventes em um momento tão triste. Isso nos dá orgulho. Vossa excelência será brilhante, sabe julgar com a razão e o coração. Parabéns”, afirmou Henrique Figueira.

Alexandre Teixeira e Teresa de Andrade Castro Neves | Foto: Matheus Salomão

Trajetória

Alexandre Teixeira de Souza (54 anos) nasceu em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Formou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1992.

Ingressou na Magistratura fluminense em 1998. Atuou nas Comarcas de Petrópolis, Volta Redonda, Mendes, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto e Capital. Trabalhou por anos na Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Petrópolis.

Em diversas gestões, Alexandre Teixeira integrou a diretoria da 4ª Seção Regional da AMAERJ, em Petrópolis. Desde 2021, era juiz auxiliar da presidência do TJ-RJ.

Leia também: Desembargador Figueira e quatro juízes são escolhidos para o TRE-RJ
Tribunal do Rio define a promoção dos 47 juízes substitutos
Em artigo, juiz Enrico Carrano elogia o novo desembargador do TJ