Artigos de Magistrados | 21 de novembro de 2022 16:25

Em artigo, juiz Enrico Carrano elogia o novo desembargador do TJ

Juiz Enrico Carrano | Foto: EMERJ

O jornal “Tribuna de Petrópolis” publicou no sábado (19) o artigo “A vida de um juiz, para o conhecimento de todos”, escrito pelo juiz Enrico Carrano, da 1ª Vara Cível de Petrópolis (Região Serrana). No texto, o magistrado exaltou as qualidades do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Alexandre Teixeira de Souza.

Magistrado há 24 anos, Alexandre Teixeira foi promovido a desembargador nesta segunda-feira (21). Ele atuou na na Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Petrópolis.

“E desses quase 25 anos de judicatura, cerca de duas décadas foram dedicadas a este Município e às nossas crianças e adolescentes, sobretudo aos que mais carecem da atenção do Poder Público, para o atendimento, no melhor interesse deles, das necessidades próprias do ser humano em formação”, destacou Enrico Carrano.

“Para esse fim, Dr. Alexandre sempre colocou à disposição de tão nobre causa não só o conhecimento jurídico de que dispõe, mas também toda a capacidade de diálogo que possui, em constante interação com a Prefeitura, empresariado, entidades educativas, associativas, religiosas, beneméritas e outras tantas, representativas de todos os segmentos civis e militares”, ressaltou.

Confira o artigo na íntegra:

A vida de um juiz, para o conhecimento de todos

Certa vez ouvi de um magistrado já falecido que o bom juiz é aquele que a sociedade só conhece no dia em que aposentar, através de uma nota de canto no jornal.

Sem cometer o atrevimento de discordar da voz da experiência de uma outra época, penso que nos dias de hoje os membros do Poder Judiciário, se de um lado só devem manifestar-se acerca dos casos que julgam dentro dos respectivos autos do processo, de outro devem, igualmente, constituir-se em referência de segurança, estabilidade e credibilidade na comarca.

E conforme a natureza da Jurisdição que prestam, precisam mesmo manter uma relação institucional com toda a comunidade, para o implemento de programas de inclusão e promoção de pessoas, como ocorre, por exemplo, com os que estão à frente das varas de infância, juventude e idoso.

É o caso do Dr. Alexandre Teixeira de Souza, que na próxima segunda-feira, 21, será promovido, por merecimento, para o cargo de desembargador.

Nascido em Petrópolis, graduou-se em Direito pela Universidade Católica em 1992. Ingressou na Magistratura de Carreira do TJ/RJ em 1998.

E desses quase 25 anos de judicatura, cerca de duas décadas foram dedicadas a este Município e às nossas crianças e adolescentes, sobretudo aos que mais carecem da atenção do Poder Público, para o atendimento, no melhor interesse deles, das necessidades próprias do ser humano em formação.

Para esse fim, Dr. Alexandre sempre colocou à disposição de tão nobre causa não só o conhecimento jurídico de que dispõe, mas também toda a capacidade de diálogo que possui, em constante interação com a Prefeitura, empresariado, entidades educativas, associativas, religiosas, beneméritas e outras tantas, representativas de todos os segmentos civis e militares.

Aliás, essa mesma habilidade no trato de questões administrativas e o bom trânsito com os colegas do Fórum lhe permitiram pleno êxito como dirigente do 3.o NUR da Corregedoria da Corte, em diversas gestões, e também como diretor do Foro Central.

Nos últimos 2 anos, Dr. Alexandre Teixeira vinha funcionando, como juiz auxiliar da presidência, na profícua e competente administração do Tribunal de Justiça chefiada pelo Exmo. Des. Henrique Figueira.

Apesar de não dispor de outorga dos outros juízes da Comarca de Petrópolis, imagino exprimir o pensamento dos demais nos votos que aqui torno públicos, ao insigne colega e amigo, de felicidades na nova etapa que ora se descortina, ao mesmo tempo em que acredito ter demonstrado a importância de todos conhecerem um pouco da vida de um servidor público atuante e prestimoso, que agora projetará a operosidade de seu trabalho para todo o Estado do Rio de Janeiro.

Leia também: Órgão Especial promove o juiz Alexandre Teixeira a desembargador
Desembargador Figueira e quatro juízes são escolhidos para o TRE-RJ
Tribunal do Rio define a promoção dos 47 juízes substitutos