Artigos de Magistrados | 11 de fevereiro de 2020 18:01

Alexandre Abrahão analisa em artigo a figura do juiz das garantias

Juiz Alexandre Abrahão

O juiz Alexandre Abrahão (diretor do Departamento de Segurança do Magistrado da AMAERJ) escreveu artigo sobre a implementação da figura do juiz das garantias. No texto, publicado no site Jus Navigandi, Abrahão relembra a aprovação do Pacote Anticrime (Lei 13.964/2019) no Congresso, analisa as liminares do Supremo Tribunal Federal (STF), opina sobre o instituto e a aplicação no Tribunal do Júri e compara a estrutura processual do Brasil e do Chile.

O juiz das garantias foi suspenso pelo ministro do STF Luiz Fux por tempo indeterminado.

Leia também: Luiz Fux suspende criação de juiz das garantias por tempo indeterminado
EMERJ promove segunda (10) debate sobre juiz das garantias
Fux define datas de audiências públicas sobre juiz das garantias

Abrahão concorda com Luiz Fux quando o ministro afirma, na decisão liminar, que ‘não há solução simplista para a concretização desse conjunto de normas’.

“Basta comparar a estrutura processual brasileira com a chilena, como promover uma adequação eficiente do Juiz de Garantias com o vigente sistema judicial brasileiro. Essa peripécia legislativa, bem distante das modificações estruturais, efetivadas por países sérios, que programaram cuidadosamente tão salutar sistema, nos trará graves problemas até pelo despreparo e vícios dos atores jurídicos”, ressaltou o juiz.

Leia aqui a íntegra do artigo.