Notícias | 19 de junho de 2019 14:28

Ainda há vagas no Trekking dos Magistrados, no domingo

Vista do Pico da Tijuca | Foto: Divulgação/ Pelas Trilhas do Rio

O próximo Trekking dos Magistrados será no último dia do mês, 30 de junho (domingo). Ainda há vagas para o segundo encontro do ano. Para chegar ao Pico da Tijuca, o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca (1.021 metros de altitude), será percorrido um trecho da Trilha Transcarioca, a primeira de longa distância sinalizada no Brasil.

A trilha de 180 km, oficialmente aberta em 2017, foi planejada e implantada durante 20 anos. De nível moderado, o trecho percorrido será curto: extensão de 4 km e duração de cinco horas. O ponto de encontro será na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista, às 7h30. A saída será às 8h. O retorno está previsto para as 15h.

Um dos organizadores da caminhada, o juiz Ronald Pietre destaca que o foco de 2019 será em “trilhas mais curtas no Rio, para que haja maior participação dos magistrados”. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail ronaldpietre@tjrj.jus.br.

Apoiado pela AMAERJ, o trekking é organizado pelos juízes Pietre (2ª Vara Cível de Itaipava), Carlos André Lahmeyer Durval (Comarca de Carmo) e Paulo Luciano de Souza Teixeira (1º Juizado Especial Cível de Nova Iguaçu/ Mesquita). O grupo conta com o apoio técnico do instrutor Julianu Lorne, da empresa Pelas Trilhas do Rio.

Leia também: No fim de junho, Trekking dos Magistrados será no Pico da Tijuca
Reportagem com Renata Gil é exibida em três programas da Record TV
Após ação associativa, Senado adia votação do abuso de autoridade

O Parque Nacional da Tijuca foi criado em 1961, mas sua história começou muito antes. Em 1861, o imperador D. Pedro 2º iniciou o reflorestamento da área após a cidade sofrer com escassez de água, em consequência do desmatamento. Com 39,51 km², o parque inclui áreas turísticas da cidade, como o Parque Lage, a Pedra da Gávea e o Corcovado.

O que levar

Para os participantes, o ideal é usar botas de trekking ou tênis de academia; meias confortáveis; calça de trekking, legging ou bermuda/short; camisa dry fit; casaco corta-vento; e boné ou viseira. A alimentação é outro ponto de atenção. Leve 1,5 litros de água e lanches de trilha. Também é importante carregar repelente, protetor solar, óculos de sol e documento de identidade.

Escadaria que leva ao topo do Pico da Tijuca | Foto: Divulgação/ Julianu Lorne