Notícias | 05 de julho de 2022 15:14

Adriana Mello fala à TV Globo sobre aumento dos casos de feminicídio

Reprodução/TV Globo

Os casos de feminicídio aumentaram 73% nos últimos cinco anos no Estado do Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Titular do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, a juíza Adriana Ramos de Mello falou sobre o tema em reportagem do “Jornal Hoje”, da TV Globo, nesta segunda-feira (4).

O levantamento do ISP aponta que, de janeiro a maio de 2022, 52 mulheres foram mortas por feminicídio. Em 2017, no mesmo período, houve 30 casos. As tentativas de feminicídio também aumentaram.

Entre janeiro e maio de 2017, foram registrados 105 tentativas. Já em igual oeríodo de 2022, foram contabilizadas 128 mulheres mortas, ou seja, aumento de mais de 20%.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o total de casos de violência contra mulher cresceu em todo o Brasil. De acordo com o órgão, em 2020, 1.596 casos foram registrados pelo Judiciário brasileiro. Já em 2021, a Justiça somou 1.900 casos de feminicídio.

Para a juíza Adriana Ramos de Mello, as investigações de crimes contra mulheres exigem “um olhar diferenciado”.

“É importante que a investigação, desde o primeiro momento que ocorre o crime, já tenha um olhar diferenciado de que ali pode ter ocorrido crime de gênero, o feminicídio. Se desde o incício for feito de forma adequada, esperamos que melhore a qualidade desses dados, o que poderá representar mais ainda a realidade dos crimes contra as mulheres”, afirmou.

Confira aqui a reportagem.

Leia também: Associação parabeniza juízes pelos dez anos do 43º Concurso
AMAERJ homenageará Antônio Boente com Troféu Hors Concours
TJ-RJ criará Ouvidoria Interna para magistrados e servidores