Notícias | 17 de janeiro de 2023 12:18

À GNews, juíza Katerine Jatahy comenta recorde de atendimentos da Cejuvida

A Central Judiciária de Abrigamento Provisório da Mulher Vítima de Violência Doméstica (Cejuvida) atingiu recorde de atendimentos em 2022. Ao todo, 7.180 mulheres foram auxiliadas pelo projeto do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Em entrevista à emissora GloboNews, veiculada nesta terça-feira (17), a juíza Katerine Jatahy destacou a atuação do TJ.

“Hoje, temos junto ao Tribunal uma coordenadoria que trabalha especificamente com políticas públicas para as mulheres e reuniões periódicas em que as instituições também participam. Em casos de violência contra a mulher, a rapidez no recebimento da medida protetiva pode ser diferencial entre viver e morrer. É muito importante que tenha uma resposta imediata. A Cejuvida representa o acolhimento qualificado da mulher e de seus filhos”, disse a magistrada.

A juíza Katerine Jatahy preside o Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar (Fonavid) e integra a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem).

“Com a divulgação das informações importantes para a mulher sair de uma situação de violência, o número de atendimentos aumenta. Acredito também que, junto com a pandemia, vem uma comunicação das instituições sobre esse fenômeno, sobre o que fazer e sobre fluxos especializados”, afirmou.

Dezembro teve o maior número de solicitações: 841, entre abrigamentos e orientações telefônicas e pessoais. Do número total de mulheres atendidas em 2022, 52 foram encaminhadas a abrigos.

A Cejuvida foi criada para dar apoio e auxílio às mulheres e seus filhos menores vítimas de violência doméstica e familiar quando em situação de grave ameaça ou risco. Integrada ao Plantão Judiciário, a Cejuvida atua como um núcleo de apoio aos juízes competentes e aos delegados de Polícia, que fora do horário forense, precisam garantir o encaminhamento emergencial seguro e célere de mulheres e seus filhos às casas-abrigo.

O serviço abrange todas as comarcas localizadas a, no máximo, 150 quilômetros da sede do Plantão Judiciário da Comarca da Capital. Funciona diariamente das 18h às 11h do dia seguinte, fins de semana e feriados.

Leia também: Desembargadora Andréa Pachá lançará nova edição de livro
Magistrados confraternizam com a administração eleita do TJ-RJ
TRE-RJ abre inscrições em 25 zonas eleitorais no interior