Judiciário na Mídia Hoje | 12 de agosto de 2022 14:58

Secretário de Transporte é preso na Baixada por suspeita de mandar matar entregador

*G1

Maurício Baptista Ferreira, secretário em Queimados | Reprodução

O secretário de Transporte e Trânsito de Queimados (Baixada Fluminense), Maurício Baptista Ferreira, conhecido como Maurício do Vila, foi preso na tarde desta quinta-feira (11) por suspeita de ser o mandante do assassinato de um homem. A vítima, identificada como João Marcos Coutinho Medeiros, era entregador de lanches e, por ser usuário de drogas, se recusaria a obedecer ordens de uma milícia local. João Marcos foi morto no dia 20 de maio.

O mandado de prisão por homicídio qualificado e constituição de milícia privada foi expedido, na quarta-feira (10), pelo juiz Luís Gustavo Vasques.

Segundo a Polícia Civil, Maurício é conhecido como chefe da milícia no bairro Vila Americana. A denúncia afirma que João Marcos andava com a moto com o escapamento aberto. O barulho era proibido pela milícia chefiada por Maurício, que teria ordenado a execução do entregador.

Quatro homens foram de carro até a lanchonete onde João Marcos trabalhava e o balearam várias vezes. A vítima conseguiu andar até uma rua próxima, mas morreu no local.

“Essa milícia local era liderada, chefiada pelo Maurício do Vila, que impunha regras e determinações aos jovens, as pessoas na localidade. A vítima era usuário de drogas e já vinha sendo perseguida e ameaçada pelo grupo miliciano, andava com uma motocicleta que estava em desacordo com as regras determinadas pela milícia, com cano de descarga fazendo barulho”, explicou a delegada Ana Carolina Medeiros.

“Ele já tinha sido repreendido e advertido pelos milicianos, só que ele não aceitava essas regras impostas e havia afrontado, uma semana antes, inclusive, milicianos liderados pelo Maurício do Vila.”

O prefeito Glauco Kaizer afirmou que Maurício será exonerado ainda nesta quinta. A exoneração deve ser publicada numa edição extra do Diário Oficial.

Além dele, foram presos Silvio da Silva Pinto, conhecido como Silvinho, e Roberto Cassiano, chamado de Cebola, e Sival Costa Sousa. Os quatro foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).

Policiais apreenderam uma arma de fogo e munições com o secretário. Nas prisões, também foram recolhidas roupas camufladas, coturno e coldre – bainha para carregar as armas. Maurício estava há poucos meses no cargo — a segunda secretaria a ocupar apenas em 2022.

Em fevereiro, ele foi nomeado secretário do Centro Integrado de Operação de Segurança. O Diário Oficial de Queimados anunciou a nomeação no dia 23. Já em abril, ele foi exonerado do cargo e nomeado como secretário de Transporte e Trânsito de Queimados. A exoneração e a nomeação pelo prefeito foram anunciadas na mesma edição do Diário Oficial, no dia 13.

Ele já foi vereador de Queimados e sofreu um atentado em 2017.

Leia também: Magistrados do Rio e professor americano debaterão plea bargaining
Museu da Justiça organiza debate sobre a violência de gênero
Livro sobre cumprimento da prestação será lançado na EMERJ