Notícias | 12 de agosto de 2022 11:31

Museu da Justiça organiza debate sobre a violência de gênero

No mês em que a Lei Maria da Penha completa 16 anos, o Museu da Justiça promoverá em 23 de agosto, às 18h, o evento “Não é amor — histórias e debates sobre questões de gênero”.

No encontro serão exibidos trechos do documentário “Não é amor, nunca foi amor”, roteirizado e editado pela Globonews, baseado em duas reportagens do programa “Fantástico”, da TV Globo.

O evento gratuito será na Sala Multiuso do Museu. Para participar, basta retirar a senha na recepção com 30 minutos de antecedência.

A jornalista Mônica Marques, uma das convidadas, compartilhará histórias e experiências vivenciadas enquanto acompanhou o mutirão de audiências no Fórum da Leopoldina. Conduzido por 12 juízas, o mutirão teve o objetivo de reduzir o acervo de processos de violência doméstica.

A produtora da Globo ouviu das vítimas relatos de casos de agressão. Também participarão do encontro as juízas Renata Medina e Juliana Cardoso (diretora de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica da AMAERJ), que integraram o mutirão.

Renata Medina é titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Especial Criminal de São João de Meriti. Ela integra a Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem).

Juliana Cardoso é titular da 2ª Vara Criminal e Juizado de Violência Doméstica e Familiar Adjunto de Itaboraí. Integra o Comitê de Gênero (Cogen) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a Coem.

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29, Centro do Rio. A Sala Multiuso, com 60 lugares, está localizada no térreo do prédio.

Leia também: Juíza Renata Medina, do Rio, ganha a primeira medalha de ouro dos Jogos
Novo juiz do TJ-RJ é destaque em vídeo da AMB sobre o Dia do Magistrado
Livro sobre cumprimento da prestação será lançado na EMERJ