Depois de ficar exposta no Museu da Justiça do Rio, a mostra “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro” chegou à Volta Redonda (Sul Fluminense). A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (17), na Biblioteca Municipal Raul de Leone, com as presenças dos presidentes Henrique Figueira, do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), e Eunice Haddad, da AMAERJ, e do prefeito da cidade, Antonio Francisco Neto.
O desembargador Figueira ressaltou a importância da exposição. “Hoje é um dia muito especial. O Tribunal, junto com a Prefeitura de Volta Redonda, está promovendo informação e cultura. A exposição conta a história do Brasil e serve de lição para que possamos entender o que aconteceu no passado e, assim, aprendermos com o que ocorreu. Em tempos de pandemia, é fundamental a transmissão de informações corretas. E é isso que a exposição traz ao público.”
Segundo o presidente do TJ, a exposição rodará pelo Estado. A mostra rememora as principais epidemias que atingiram a cidade do Rio de Janeiro ao longo de sua história até os dias atuais e propõe uma reflexão sobre o papel dos agentes públicos, da sociedade e do Poder Judiciário no enfrentamento destes males.
Imagens, notícias, canções e processos judiciais conduzem o visitante por épocas passadas e ajudam a compreender o atual momento em que a humanidade luta contra a pandemia de Covid-19, em uma narrativa elaborada a partir das pesquisas realizadas pela equipe do Museu da Justiça.
O prefeito de Volta Redonda disse que a cidade foi presenteada com a exposição e que os alunos das escolas municipais serão os maiores beneficiados. “As crianças e os adolescentes terão a oportunidade de fazer uma visita guiada por toda a exposição, entender de forma interativa, através dos QRs Codes, a história das pandemias e epidemias.”
Núcleo de Atendimento Integrado em Volta Redonda
No evento, o presidente do TJ anunciou que Volta Redonda ganhará um Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) voltado a adolescentes infratores. “No NAI, os jovens receberão auxílio de vários órgãos, assim como serão acolhidos por assistentes sociais e psicólogas. Além disso, terão a oportunidade de passar por uma capacitação profissionalizante e, assim, abrir caminho para um futuro promissor”, revelou.
Também estiveram presentes na inauguração os juízes-auxiliares da presidência do TJ Rafael Estrela Nóbrega e Pedro Antonio de Oliveira Júnior; o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson José Souza; o assessor da prefeitura Deley de Oliveira (craque do Fluminense na década de 80 do século passado); e o diretor de Comunicação do TJ, José Carlos Tedesco. O presidente do Tribunal, os juízes-auxiliares e o jornalista Tedesco foram homenageados pelo prefeito.
Leia também: Presidentes do TJ e da AMAERJ dialogam com juízes do Sul Fluminense
Juíza Flávia Melo Balieiro é a nova presidente da AMAERJ-Volta Redonda
CNJ e AMB apoiam ajuda da AMAERJ e parceiros à população de Petrópolis