AMAERJ | 17 de fevereiro de 2022 18:43

Presidentes do TJ e da AMAERJ dialogam com juízes do Sul Fluminense

Foto: Diego Carvalho

Em nova visita ao interior do Estado, os presidentes Henrique Figueira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), e Eunice Haddad, da AMAERJ, ouviram as demandas de 25 juízes do Sul Fluminense, nesta quinta-feira (17), no Fórum de Volta Redonda. Os magistrados conversaram sobre movimentação na carreira, adicional por tempo de serviço, Processo Judicial eletrônico (PJe), força de trabalho do 1º grau, valorização dos servidores, audiências virtuais, perícia médica, custas judiciais e execução fiscal.

A presidente Eunice Haddad elogiou a iniciativa do desembargador Figueira. “Muito bom o senhor prestigiar o 1º grau, ouvir os anseios em todo o Estado. Há na presidência uma pessoa que entende de toda a estrutura do Tribunal. Temos um diálogo direto sobre todos os assuntos, a interlocução é excelente. Os requerimentos da AMAERJ vêm sendo atendidos dentro do possível. O presidente está sempre de portas abertas para a Associação, isso é muito bom para todos nós”, disse.

O presidente do Tribunal, que já havia visitado a Baixada Fluminense na terça-feira (15), ressaltou que a gestão busca se aproximar dos juízes.

“Procuramos saber o que os juízes querem. A intenção é ouvir vocês, trocar ideias, saber o que a região precisa e como podemos ajudar. A administração não é do 2º grau, da capital nem de uma e outra comarca, é do Estado inteiro. Por isso precisamos saber tudo o que se passa em todas as comarcas, quais são as dificuldades. A administração só vai ter sucesso se toda a estrutura estiver bem, funcionando a contento e prestando a jurisdição da melhor forma possível. Contem comigo”, afirmou Figueira.

Foto: Diego Carvalho

Em relação à digitalização dos processos, Figueira informou que a meta é concluir todo o trabalho até o fim deste ano. Segundo ele, só faltam 16%. O presidente também falou sobre a movimentação na carreira. “Vamos abrir agora um edital de remoção de Entrância Comum. Depois, haverá posse de novos juízes, o concurso acaba em março. Em seguida, vamos fazer uma movimentação grande nas Entrâncias Especial e Comum. Se tudo correr bem, em junho ou julho publicaremos os editais.”

O desembargador esclareceu dúvidas e ouviu as sugestões dos magistrados. Figueira destacou a importância do diálogo. “A função do juiz é essencial, uma função de paz, de busca da harmonia. Entre nós, temos que ter isso, paz e harmonia, convivermos com proximidade e entendimento. Assim faremos um Poder Judiciário melhor. Temos falhas e problemas, não dá para resolver tudo a curto prazo, mas se cada um colaborar com certeza vamos chegar a um bom termo e teremos um Tribunal cada vez melhor. Agradeço a oportunidade de estar aqui com vocês. A presidência está sempre aberta.”

Participaram da reunião os juízes Flávia Melo Balieiro, presidente da Regional da AMAERJ em Volta Redonda; Marcelo Costa Pereira, dirigente do 5º NUR (Núcleo Regional); e Roberto Henrique dos Reis, diretor do Fórum de Volta Redonda.

Foto: Diego Carvalho
Foto: Diego Carvalho
Foto: Diego Carvalho

Leia também: Juíza Flávia Melo Balieiro é a nova presidente da AMAERJ-Volta Redonda
Eunice Haddad participa da inauguração de mostra do TJ-RJ sobre a pandemia
CNJ e AMB apoiam ajuda da AMAERJ e parceiros à população de Petrópolis