A AMAERJ lançou nesta segunda-feira (5) o quarto filme da série que celebra, ao longo deste ano, as três décadas de sua fundação. O entrevistado é o desembargador aposentado Fernando Marques de Campos Cabral, quarto presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (biênio 1998-1999).
Na entrevista da série “AMAERJ 30 Anos”, Fernando Cabral fala sobre a mobilização da entidade, de sua direção e de seus associados em torno das ações de convencimento da classe política, em Brasília, para a salvaguarda dos direitos e das prerrogativas da Magistratura.
Leia também: Revista Fórum: Três décadas de lutas, conquistas e união da Magistratura estadual
Revista Fórum: Campanha da AMAERJ em defesa das crianças mobiliza a Magistratura e a sociedade civil
Revista Fórum: EMERJ terá ‘modelo híbrido’ no segundo semestre
A AMAERJ foi fundada em 29 de novembro de 1991, a partir da fusão da Associação dos Magistrados Fluminenses (AMF), criada em 1954 e sediada em Niterói, com a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMARJ), surgida em 1958.
Na década de 50, o Rio de Janeiro era a capital federal. Com a fundação de Brasília, surgiu, em 1960, o Estado da Guanabara, cuja capital era o Rio. O Estado do Rio de Janeiro tinha a cidade de Niterói como capital. A fusão do Guanabara com o velho Estado do Rio aconteceu em 1975, mas as entidades representativas da Magistratura só vieram a se unir 16 anos depois.
Na série de filmes, a história da AMAERJ vem sendo contada por seus protagonistas. Já foram postados no site e nas redes sociais os episódios com o desembargador aposentado Thiago Ribas Filho, primeiro presidente da Associação; o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidente da AMAERJ no período 2002-2003; e o desembargador Roberto Felinto, diretor do Departamento de Aposentados da Associação, que presidiu no biênio 2008/2009.
Confira os filmes da série: