Notícias | 30 de novembro de 2020 14:05

José Carlos Maldonado vence a eleição para a 1ª vice-presidência

José Carlos Maldonado de Carvalho | Foto: Matheus Salomão

O desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho foi eleito nesta segunda-feira (30), com 106 votos (62%), 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no biênio 2021/2022. Ele derrotou o desembargador Paulo de Tarso Neves, que teve 63 votos.

“Quero agradecer a todos os colegas que me trouxeram a essa 1ª Vice-Presidência e tenham a certeza que farei tudo o que me comprometi durante a campanha. Obrigado, de coração, a todos vocês. Isso aqui representa muito. Tenho a certeza que farei o que for possível pra continuar engrandecendo este Tribunal. Obrigado. A todos, meu carinho enorme.”

Natural de Niterói (Região Metropolitana), Maldonado tem 70 anos. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho, formado em 1978, e mestre em Direito e Evolução Social pela Estácio (2004).

Magistrado desde 1988, atua como desembargador há 17 anos e preside a 1ª Câmara Cível. Foi juiz auxiliar da presidência do TJ-RJ e presidente da Comissão de Segurança Institucional do Tribunal (Coseg).

Leia abaixo entrevista da AMAERJ com o desembargador José Carlos Maldonado:

AMAERJ: Por que o sr. decidiu concorrer ao cargo de vice-presidente do TJ-RJ?

José Carlos Maldonado de Carvalho: Sou magistrado há 32 anos, com efetivo exercício na função julgadora, o que me habilita a concorrer para um dos cargos da alta administração do Tribunal de Justiça.

A carreira da Magistratura tem seus ciclos produtivos, inclusive no exercício da função administrativa, o que também faz parte da minha formação profissional.

AMAERJ: Quais suas principais propostas?

José Carlos Maldonado de Carvalho: A 1ª Vice-Presidência tem as suas competências bem definidas, razão pela qual, além de distribuir os recursos, o 1º vice-presidente conduz e preside as sessões da Seção Cível do Tribunal de Justiça.

Tenho a certeza de que é pelo diálogo que se administra com segurança e transparência. 

Pretendo dar maior visibilidade às decisões da Seção Cível, com a edição de Boletim Informativo mensal e outro, anual, da jurisprudência daquela Corte. 

Leia também: Henrique Figueira é o novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Ricardo Rodrigues Cardozo será o corregedor-geral da Justiça no próximo biênio
Marcus Basílio assumirá o cargo de 2º vice-presidente do Tribunal
Edson Aguiar de Vasconcelos será o 3º vice-presidente da Corte
Desembargadores elegem Cristina Gaulia para a EMERJ

Pleno elege integrantes do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura