O lançamento do 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos acontecerá nesta segunda-feira (24), em cerimônia virtual. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal de YouTube da AMAERJ a partir das 17h.
O evento terá a participação do presidente da Associação, Felipe Gonçalves, e dos juízes Marcia Alves Succi e Daniel Konder de Almeida, integrantes da Comissão Organizadora da premiação.
As inscrições foram finalizadas na segunda-feira (17), com 323 trabalhos. A categoria com maior número de inscrições foi Reportagens Jornalísticas, com 140 matérias, seguida por Trabalhos Acadêmicos (121 teses), Práticas Humanísticas (43 ações) e Trabalhos dos Magistrados (19 projetos).
A votação aberta aos magistrados para definir o Hors Concours foi encerrada no mesmo dia. A biomédica Jaqueline Góes de Jesus, uma das cientistas responsáveis pelo estudo que levou ao sequenciamento genético do coronavírus, será agraciada com a honraria.
A cerimônia de premiação acontecerá em 9 de novembro.
Leia também: AMAERJ organiza webinar para discutir a violência contra a mulher
TRE-RJ é um dos tribunais mais transparentes do país, aponta CNJ
13ª Câmara Cível faz primeira sessão presencial após a retomada
Sobre a premiação
Criado em 2012, o AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos já laureou 77 defensores da dignidade humana. O Prêmio celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. Titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, ela foi morta em 2011, em Niterói, por policiais militares.
O Prêmio tem o objetivo de identificar, disseminar, estimular e homenagear a realização de ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos na área.
O AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos tem patrocínio da Harpia Funding, do Bradesco, do Carrefour, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil-RJ (Anoreg-RJ), da Firjan e da Multiplan. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e a Alerj apoiam a premiação.