Novo presidente da Amperj (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), o procurador de Justiça Ertulei Laureano Matos foi empossado nesta segunda-feira (14). A cerimônia contou com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o procurador-geral do Estado do Rio, Eduardo Gussem, e o defensor público-geral do Rio, Rodrigo Pacheco. O juiz Felipe Gonçalves, 2º secretário da AMAERJ, representou a presidente Renata Gil.
Laureano Matos substitui o promotor de Justiça Luciano Mattos, que esteve à frente da entidade por três gestões. No discurso de posse, o novo presidente destacou o trabalho da Amperj desde 1970, na defesa dos direitos dos integrantes do Ministério Público e mas relações com entidades do Judiciário. Ao final, agradeceu aos colegas de chapa por aceitarem trabalha à frente da Amperj.
“Agradeço aos colegas de diretoria e conselhos Consultivo e Fiscal por aceitarem participar da chapa e dividir a responsabilidade de compor a gestão que, adianto, será espartana, cuidadosa com as finanças e voltada igualitariamente a todos os associados, sem discriminação ou privilégio de nenhuma natureza”, afirmou.
Leia também: Eduardo Gussem assume segundo mandato como procurador-geral
Rodrigo Pacheco toma posse na Defensoria Pública do Rio
Receba o boletim da AMAERJ pelo aplicativo WhatsApp
Luciano Mattos, ex-presidente da Associação, abriu a cerimônia relembrando que é necessário preservar o Ministério Público e destacando os avanços nas questões remuneratórias e institucionais durante sua gestão, além dos laços com as entidades estaduais do Judiciário.
“Junto à AMAERJ, Adperj, Aperj, estivemos juntos numa luta intensa durante a crise no Estado [do Rio], não só reivindicando direitos, mas tentando apresentar soluções para os graves problemas que vivenciamos, tentando uma parceria propositiva”, destacou.
O juiz Felipe Gonçalves destacou o trabalho conjunto das associações. “Durante toda a gestão do Luciano Mattos, a presidente Renata Gil construiu com a Amperj um bom relacionamento. Juntos, lideraram várias conquistas para a magistratura e para o Ministério Público. Pela recente história, é importante a AMAERJ prestigiar a posse do nosso presidente, Ertulei Matos, para que, unidos, continuem a defender as prerrogativas do Judiciário”, afirmou.
Conheça os integrantes da Diretoria e dos Conselhos Consultivo e Fiscal:
DIRETORIA
Presidente: Ertulei Laureano Matos
Vice-Presidente: Virgilio Panagiotis Stavridis
Secretário-Geral: Dimitrius Viveiros Gonçalves
Diretor Financeiro: Angela Maria Silveira dos Santos
Diretor Cultural: Humberto Dalla Bernardina de Pinho
Diretor Social: Sumaya Therezinha Helayel
Diretor de Defesa de Direitos e Prerrogativas Funcionais: Túlio Caiban Bruno
Diretor Assistencial e de Assuntos Relativos a Aposentados e Pensionistas: Antônio Carlos Silva Biscaia
Diretor de Assuntos Legislativos: Victoria Siqueiros Soares Le Cocq D’Oliveira
Diretor de Esportes: Márcio Almeida Ribeiro da Silva
CONSELHO CONSULTIVO
Everardo Moreira Lima
Vera de Souza Leite
Carlos Alberto Pires de Carvalho e Albuquerque
Marcelo Daltro Leite
Carlos Cicero Duarte Junior
Andrezza Duarte Cançado
Luciana de Souza Garcia das Neves
Paula Cunha Basílio
Carolina Motta da Cunha Gonçalves Wienskoski
CONSELHO FISCAL – Titulares
Elisa Fraga de Rego Monteiro – Presidente
José Roberto Paredes
Tatiana Costa Torres
CONSELHO FISCAL – Suplentes
Nelma Glória Trindade de Lima
Lourdes Gamba
Marlon Oberst Cordovil