Notícias | 14 de janeiro de 2019 14:26

Eduardo Gussem assume segundo mandato como procurador-geral

Eduardo Gussem | Reprodução/TV Globo

O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, foi reconduzido ao cargo no Ministério Público em cerimônia de posse, nesta segunda-feira (14). Durante o discurso, Gussem disse que as milícias “tomaram conta do Rio de Janeiro”. “Prometo defender a intangibilidade dos direitos disponíveis, promovendo e fiscalizando a exata aplicação das leis”, afirmou.

Gussem afirmou ter certeza de que há relação entre as milícias e a morte da vereadora Marielle Franco. “Não tenho dúvidas em afirmar que o caso Marielle Franco e Anderson Gomes está relacionado a essas organizações criminosas”, disse ele, citando ainda o ataque a tiros contra o carro da deputada Martha Rocha neste domingo (13).

“Espero que o fato lamentável ocorrido com a deputada Martha Rocha, a quem dou minha solidariedade, não seja mais um capítulo dessa história”, pontuou.

Leia também: Fechar a Justiça ‘é fechar a democracia’, afirma Toffoli
Notícia falsa sobre o Plantão Judiciário circula em redes sociais
Comissão de juristas propõe leis mais duras para organizações criminosas

A polícia investiga a motivação para o crime e já identificou um suspeito. O Disque Denúncia tinha recebido três informações de ameaças contra a deputada estadual. O governador do Rio, Wilson Witzel, afirmou na tarde deste domingo (13), porém, que a linha inicial de investigação da polícia no caso do ataque ao carro da deputada estadual é a de tentativa de latrocínio.

Também participaram da posse o governador Wilson Witzel; o presidente do TJ-RJ, Milton Fernandes; o presidente do TRE-RJ, Carlos Eduardo da Fonseca Passos; e o juiz da 7ª Vara Federal do Rio, Marcelo Bretas.

Fonte: G1

Foto: Henrique Coelho/G1