terça, 23 de outubro de 2018

AMAERJ | 30 de julho de 2018 15:47

Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto

Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Delicious Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Digg Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Facebook Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Google+ Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Link-a-Gogo Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on LinkedIn Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Pinterest Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on reddit Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on StumbleUpon Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Twitter Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Add to Bookmarks Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Email Share 'Noronha toma posse na presidência do STJ em 29 de agosto' on Print Friendly Whatsapp

Ministro João Otávio de Noronha | Foto: Câmara

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) marcou para 29 de agosto, às 17h30, a posse do novo presidente da Corte, João Otávio de Noronha (atual corregedor nacional de Justiça). Na mesma cerimônia, a ministra Maria Thereza de Assis Moura assumirá a vice-presidência do STJ.

Eles também assumirão a direção do Conselho da Justiça Federal (CJF). Os ministros comandarão o tribunal no biênio 2018-2020, em substituição à atual presidente, Laurita Vaz, e ao vice-presidente, Humberto Martins, que foi eleito como o novo corregedor nacional de Justiça.

Leia também: Humberto Martins assumirá a Corregedoria Nacional em agosto
Brasil terá cinco mulheres no comando da Justiça pela primeira vez
Próximo presidente nomeará pelo menos dois ministros para o STF

A nova administração do STJ foi eleita por aclamação pelo Pleno em 6 de junho. Noronha será o 18º presidente do STJ e estará à frente do tribunal quando ele completar 30 anos de instalação. Criado pela Constituição de 1988, o STJ foi oficialmente instalado em 7 de abril de 1989.

Entre as prioridades do novo presidente, estão o desenvolvimento tecnológico para acelerar a prestação jurisdicional, a racionalidade na utilização dos recursos orçamentários e a melhoria do fluxo de trabalho entre o STJ e as cortes estaduais.

Novo presidente

João Otávio de Noronha é ministro do STJ desde dezembro de 2002. Nascido em Três Corações (MG), fez carreira como advogado do Banco do Brasil, tendo exercido o cargo de diretor jurídico da instituição entre 2001 e 2002.

No STJ, o ministro foi membro da Primeira e da Segunda Seção e ocupou o cargo de presidente da Terceira Turma em 2016. Também foi corregedor-geral da Justiça Federal, corregedor-geral eleitoral e diretor-geral da Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar!