Destaques da Home | 18 de dezembro de 2017 18:01

Koslowski faz audiência pública após aprovar UPA de Nova Iguaçu em inspeção

Depois de inspeção judicial na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, o juiz Wilson Kozlowski (diretor de Estudos e Pesquisas da AMAERJ) promoveu audiência pública, nesta segunda-feira (18), no Tribunal do Júri da Comarca, na Baixada Fluminense. O Ministério Público havia apontado, em novembro, irregularidades na UPA. O magistrado constatou, no entanto, que a Unidade – reaberta em maio – está com o funcionamento adequado.

“A visita foi muito proveitosa. A impressão que tive foi de chegar em outra Unidade. Estava esperando o caos, mas foi justamente o contrário, tivemos uma surpresa muito boa. Não há necessidade de medida de força. A Unidade está adequada”, disse o juiz, da 2ª Vara Cível de Nova Iguaçu.

Leia também: AMAERJ sedia festa de Natal para 70 crianças carentes na Sede Campestre
Sérgio Ribeiro fala sobre adoção no Caldeirão do Huck
Juiz Marcelo Bretas é indicado para Prêmio Faz Diferença

A UPA esteve fechada de dezembro de 2016 a maio deste ano. A visita de inspeção aconteceu na quinta-feira (14). “Não vi sacos de lixo. O laboratório estava funcionando, tinha farmácia, ar condicionado, raio-x digital e aparelhagem de dentista. Além disso, a Associação de Moradores disse que não havia mais nenhum problema desde a reabertura da UPA”, afirmou Kozlowski.

Em outubro, o Ministério da Saúde também já havia visitado e aprovado a Unidade. O relatório da inspeção judicial foi bem recebido pelos presentes à audiência. Participaram o secretário municipal de Saúde, Hildoberto Oliveira, representantes do Ministério Público estadual, da Defensoria Pública, da UPA, do Cremerj (Conselho Regional de Medicina), do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), e procuradores do Estado e do Município.

Os representantes do Cremerj e do Coren solicitaram realizar visita técnica na Unidade. O secretário municipal se comprometeu a providenciar, em até 30 dias, as adequações necessárias para eventuais problemas técnicos apontados pelos conselhos.

Veja as atas de inspeção e da audiência pública: