AMAERJ | 17 de julho de 2020 16:03

Associado pode votar no Hors Concours 2020 até 10 de agosto

Três destacadas personalidades brasileiras no combate à pandemia foram selecionadas para a votação do vencedor do Hors Concours do 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Concorrem a biomédica Jaqueline Góes de Jesus, o ministro Luiz Fux e o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. Os votos dos associados serão recebidos até 10 de agosto (segunda-feira) no e-mail contato@amaerj.org.br.

Os nomes foram escolhidos pelas diretorias Executiva e Adjunta da AMAERJ. A seleção da lista tríplice foi realizada a partir das indicações enviadas por magistrados. A biomédica, o ministro e o neurocirurgião foram os mais votados.

O prêmio Hors Concours desta edição será destinado a uma personalidade de destaque em ações contra a expansão da pandemia de coronavírus.

Leia também: OAB edita livro sobre a gramática da língua portuguesa
Geraldo Bernardes, mestre do judô, apoia campanha ‘Sinal Vermelho’
Legislações de combate às fake news serão analisadas em webinar

Saiba mais sobre os indicados ao Hors Concours 2020:

JAQUELINE GÓES DE JESUS

Uma das coordenadoras da equipe multidisciplinar de pesquisadores que sequenciaram o genoma do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia (UFB), é pós-doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Anteriormente desenvolvera pesquisas inovadoras relacionadas a surtos de febre amarela, chikungunya e zika.

LUIZ FUX

Jurista, professor universitário, magistrado e presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF). Atual vice-presidente, assumirá a Suprema Corte em 10 de setembro, para dois anos de mandato. Na pandemia do coronavírus, atuou pela garantia de direitos fundamentais. Defendeu a readequação de contratos e a adoção de medidas que definiu como “jurisprudência de crise”. Por 18 anos, atuou como magistrado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), com desempenho de excelência.

PAULO NIEMEYER FILHO

Consagrado médico, fundou há seis anos e dirige o Instituto Estadual do Cérebro (IEC), referência no tratamento das doenças neurológicas e na realização de cirurgias pioneiras. Na pandemia, destinou os 44 leitos do Centro de Tratamento Intensivo do IEC às vítimas do coronavírus. Coordenou pesquisas com plasma para o tratamento da doença. Filho do neurocirurgião Paulo Niemeyer, sumidade da Medicina brasileira, é formado pela UFRJ, com especialização na Inglaterra.