Brasil | 17 de julho de 2020 15:32

OAB edita livro sobre a gramática da língua portuguesa

A OAB Editora lança “Gramática Normativa da Língua Portuguesa: um guia completo do idioma”, disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da OAB Nacional. A obra é de autoria do juiz Alexandre Chini, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), e do professor universitário Marcelo Moraes Caetano.

Leia também: AMAERJ firma convênio com a pousada Quinta das Nascentes
Votação de novos integrantes do TRE-RJ começa segunda-feira (20)
Filosofia do Direito será abordada em live organizada pelo IAB

“Trata-se de obra que perfila de maneira completa a língua portuguesa em toda a sua complexidade formal e estilística. Traz inegável contribuição ao Direito e às outras áreas do saber que necessitem expressar a língua de modo claro e coerente”, escreveu na introdução o jurista Marcus Vinícius Furtado Coêlho, membro vitalício da OAB. 

Alexandre Chini é graduado e pós-graduado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF); professor da graduação e da pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira (Universo); membro titular da Academia Fluminense de Letras; membro do Fórum Permanente de História do Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); assessor da Escola Nacional da Magistratura (ENM); e juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Marcelo Moraes Caetano é bacharel em português-grego pela Universo do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); especialista em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); especialista em Educação do Ensino Superior pela Université de Glion, na Suíça; mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio e PhD em Estudos da Língua pela Uerj; professor-adjunto da Uerj; membro efetivo da Academia Brasileira de Filologia e do International PEN Rio-Londres; e membro do Conselho Editorial da EMERJ.