Nove estudantes de Direito da Faculdade Vértix Trirriense (Univértix), de Três Rios (cidade no Centro-Sul Fluminense), participaram nesta quinta-feira (2) da Turma Recursal Simulada. Realizado de forma virtual, o programa é organizado pela AMAERJ e pela Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Estiveram na simulação os juízes Luiz Fernando de Souza Filho, professor da turma e presidente da AMAERJ-Petrópolis, Márcia Capanema, Eric Scapim e Rafael Monaco.
Criado em 2012, o projeto tem como objetivo aproximar a sociedade do Poder Judiciário. A sessão simulada oferece aos universitários a oportunidade de vivenciar a experiência forense, além de colocar em prática o conhecimento teórico e as técnicas de retórica, persuasão, adequação do fato à norma, postulação em juízo e sustentação oral.
Os alunos são selecionados pelas universidades interessadas e recebem, com antecedência, processos já concluídos – sem os nomes verdadeiros das partes – e defendem seus “clientes”, atuando como advogados. Em seguida, os magistrados julgam os casos, com a análise da melhor postulação e fundamentação jurídica.
Leia também: Magistrados do Rio debaterão no CNJ o direito à proteção de dados
Juiz Carlos Eduardo Figueiredo lançará livro na segunda-feira (6)
Inscrição no projeto ‘O Juiz do Futuro’ é prorrogada até o dia 15