Cultura | 02 de junho de 2022 16:33

Juiz Carlos Eduardo Figueiredo lançará livro na segunda-feira (6)

Juiz Carlos Eduardo Figueiredo | Foto: Mauro Ventura/O Globo

Magistrado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2001, o juiz Carlos Eduardo Figueiredo lançará na segunda-feira (6), às 19h, o livro “A Gestão dos Supérfluos – neoliberalismo e prisão-depósito”. O evento acontecerá Livraria da Travessa de Ipanema (Zona Sul do Rio).

Carlos Eduardo Figueiredo atuou por mais de dez anos na Vara de Execuções Penais (VEP). Na obra, publicada pela Mórula Editorial, ele faz uma reflexão sobre o sistema prisional brasileiro.

“Durante esses 20 anos de carreira como magistrado com atuação na área criminal, pesquisador do Fórum de Execuções Penais da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro e professor de direito penal, notei uma clara transformação no papel que o poder punitivo brasileiro vem desempenhando. Daí o surgimento do interesse no objeto da presente investigação: analisar as determinações do incremento da legislação penal punitiva e da explosão da população carcerária, a partir de 1990, no Brasil”, ressaltou o juiz.

Figueiredo é mestre em Sociologia Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (UCAM). É membro e pesquisador do Núcleo de Estudos das Américas (Nucleas), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e do grupo de pesquisa Observatório Crítico das Medidas de Segurança, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Livraria da Travessa fica na Rua Visconde de Pirajá, nº 572, Ipanema.

Leia também: TJ e PUC inauguram instalações do Polo Avançado de Soluções de Conflitos Extrajudiciais
Inscrição no projeto ‘O Juiz do Futuro’ é prorrogada até o dia 15
Magistrados do Rio debaterão no CNJ o direito à proteção de dados