AMAERJ | 04 de agosto de 2022 16:04

TSE reúne em Brasília dirigentes das associações estaduais da Magistratura

A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, participou nesta quinta-feira (4), em Brasília, de reunião entre dirigentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e de entidades estaduais da Magistratura com especialistas da Justiça Eleitoral. O presidente e o vice do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, estiveram no encontro.

A reunião aconteceu na sede do TSE. A condução das explanações e conversas com os representantes da Magistratura coube à secretária-geral do Tribunal, Christine Peter da Silva.

Fachin e Moraes, também ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), agradeceram às lideranças pela presença no encontro e pela demonstração de união e apoio à Justiça Eleitoral.

O presidente do TSE destacou na reunião que os magistrados representam o papel de arquitetos da democracia, aqueles que constroem a estrutura do Estado Democrático de Direito, pilar imprescindível à consolidação da cidadania.

O objetivo da reunião foi o fortalecimento dos laços da Magistratura com a Justiça Eleitoral e a defesa do modelo de eleição vigente no país desde a última década do século passado.

A presidente da AMAERJ falou no encontro sobre a importância do convite do TSE, formulado com a intermediação da AMB.

“Somos vetores importantes para a democracia. Com a nossa legitimidade, levaremos aos nossos Estados as informações aqui repassadas pela Justiça Eleitoral”, acrescentou a juíza.

Na ocasião, os magistrados tiveram as dúvidas esclarecidas pela secretária-geral e pelo pessoal da área de informatização do TSE, encarregados de explicar as questões mais técnicas em relação ao voto, à urna eletrônica e ao processo de apuração e auditagem.

Os magistrados presentes reafirmaram a confiança que a classe deposita na Justiça Eleitoral. Houve entendimentos sobre a troca de experiências e a forma com que levarão aos colegas nos Estados as informações coletadas no encontro.

A Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE distribuiu aos magistrados textos com esclarecimentos sobre críticas ao processo eleitoral manifestadas pelo presidente Jair Bolsonaro em reunião com embaixadores em 18 de julho.

Os magistrados receberam, ainda, um livreto com o glossário das eleições informatizadas deste ano e material explicativo sobre as auditorias das eleições brasileiras.

Leia também: Feira de Artesanato do TJ volta após a interrupção imposta pela pandemia
Fórum Permanente de Gestão discutirá a questão da agenda ESG
Vice-presidente da AMAERJ prestigia a abertura do 16º Conbrascom