Brasil | 04 de agosto de 2022 10:59

Vice-presidente da AMAERJ prestigia a abertura do 16º Conbrascom

Desembargadores Teresa de Andrade Castro Neves e Elton Leme e a presidente da Adperj, Juliana Lintz

Foi realizada, nesta quarta-feira (3), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a abertura do 16º Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). O evento promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro tem como tema “Comunicação e Democracia”. A 1ª vice-presidente da AMAERJ, desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, representou a Associação na solenidade.

Na abertura, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Elton Leme, disse que “vivemos em um mundo no qual a comunicação institucional tem uma imensa responsabilidade”.

Presidente do TRE-RJ fala sobre o papel institucional das assessorias de comunicação

“Não estamos mais vivendo em um momento em que as instituições trabalhavam para dentro. Hoje vivemos para fora. Precisamos prestar contas das nossas atividades, esclarecer, informar e combater mentiras e desinformação com informação, que é o melhor antidoto”, falou Leme.

“A transparência institucional depende da comunicação eficiente”, complementou o desembargador.

Também estiveram na solenidade o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Juliana Lintz; e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), desembargadora Edith Tourinho.

A desembargadora Andréa Pachá, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), palestrou na manhã desta quinta-feira (4). Ela tratou, com a jornalista Aline Midlej, do tema “Como fazer prevalecer o interesse público”. A juíza Vanessa Mateus, presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), foi a moderadora do painel.

Juliana Lintz, Rodrigo Pacheco, Teresa Castro Neves, Elton Leme e Edith Tourinho