Justiça Eleitoral | 16 de julho de 2024 15:21

Tribunal Regional Eleitoral do Rio passa a funcionar no Palácio da Democracia

Nova sede do TRE-RJ | Divulgação

Nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o Palácio da Democracia começou a ser utilizado nesta semana. A primeira sessão no novo prédio acontecerá na quinta-feira (18), às 15h. O edifício fica na Rua da Alfândega, nº 42, esquina da Rua da Quitanda e a poucos metros da Igreja da Candelária, no Centro do Rio.

Segundo o TRE, a nova sede atenderá as necessidades de magistrados, servidores e advogados, além de proporcionar uma melhor prestação de serviço ao público.

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o espaço foi cedido ao TRE pelo Governo do Estado em 2022. Inaugurado no ano seguinte, o prédio passou por obras para abrigar a Corte. O prédio tem estilo eclético, com 8,4 mil metros quadrados de área, e sete andares, além de subsolo, térreo, sobreloja e cobertura. O edifício existe desde 1926, quando sediou o Banco Alemão Transatlântico.

O primeiro andar passou a abrigar o novo plenário da Corte Eleitoral fluminense, com 78 lugares, e o auditório, capaz de receber 98 pessoas.

A Presidência do Tribunal está localizada no 5º andar; a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, no 4º; e a Diretoria-Geral, no 6º. O balcão de atendimento para advogados e a Secretaria Judiciária (SJD) ficam no 2º andar.

O horário de funcionamento permanece o mesmo, das 11h às 19h. Os gabinetes dos magistrados eleitorais e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) já estão funcionando no Palácio da Democracia.

Divulgação/TRE-RJ

Leia também: Presidente da AMAERJ e juízes da 11ª Regional se reúnem em Teresópolis
Órgão Especial promoverá juiz ao cargo de desembargador no dia 22
Ministro Luiz Fux participará de seminário da EMERJ com desembargadores do TJ-RJ