O juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, recebeu nesta segunda-feira (29) a Medalha Pedro Ernesto, da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A juíza Vanessa Cavalieri, diretora do Departamento de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ, representou a entidade no evento.
Ao discursar, Ribeiro agradeceu e falou sobre o trabalho em apoio aos jovens. “Estamos trabalhando por essas crianças e adolescentes vulneráveis. É nossa obrigação. Não podemos nunca nos esquecer que eles, muitas vezes, não são invisíveis. São invisibilizados e nós precisamos gritar por eles. Foram muitos momentos difíceis, e ainda são, mas não podemos desmotivar por causa deles. Temos que absorver o impacto, e o impacto muita vezes vem, não devemos achar que ele não vem e que somos de aço.”
Criada em 1980, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal homenagem que a cidade do Rio presta a quem se destaca na sociedade civil. A solenidade aconteceu no Plenário Teotônio Villela, no Palácio Pedro Ernesto (Praça Floriano, Cinelândia, Centro do Rio).
A juíza Vanessa Cavalieri, titular da Vara da Infância e da Juventude da Capital, destacou que “Sérgio encontrou o propósito de vida dele na infância, tenho certeza disso.”
“Não é por dinheiro que fazemos este trabalho, não há dinheiro no mundo que pague isso. É por propósito. Porque o que nos mantêm vivos, felizes e acordar diariamente é o proposito de vida que nos move. Temos uma missão aqui na Terra, e tenho certeza que o Sérgio encontrou a sua. Somos muito felizes em testemunhar seu desempenho nesta missão. Parabéns, Sérgio”, complementou.
A juíza Raquel Chrispino, da 1ª Vara de Família de São João de Meriti, falou sobre o magistrado homenageado. “Tenho certeza que a Magistratura te realiza e que você faz tudo de bom e é o melhor que pode em prol das crianças e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.”
“É uma honra contar com a sua amizade. Os juízes do Rio de Janeiro têm, também, uma grande honra de tê-lo como juiz na nossa casa”, disse Raquel.
Os juízes Nando Machado Monteiro dos Santos e Nilson Luis Lacerda, do 48º Concurso, concluído este ano, estiveram na solenidade.
Sérgio Luiz Ribeiro
Formado em Direito pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1991), Sérgio Ribeiro é especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estácio.
Magistrado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) há 18 anos, ele presidiu o Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup), de 2016 a 2018, a Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso do TJ-RJ (Cevij), de 2017 a 2020, e o Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça, de 2018 a 2020.
O magistrado atuou como diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ de 2016 a 2019. Atualmente, é secretário-adjunto de Criança e Juventude da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Em 2015, Sérgio Ribeiro venceu o Prêmio Innovare com o projeto “Apadrinhar – Amar e Agir para Materializar Sonhos”.
Leia também: No governo do Rio, AMAERJ trata de unificação de entrâncias e residência jurídica
Inscrição em concurso de redação para estudante terminará nesta quarta (31)
Magistrados do Rio auxiliarão o novo corregedor nacional de Justiça