Notícias | 06 de setembro de 2019 16:53

TJ-RJ vai inaugurar vara para julgar organizações criminosas

Desembargador Claudio de Mello Tavares apresenta o espaço | Foto: Reprodução/ RJTV

A primeira vara especializada em combate à corrupção, lavagem de dinheiro e organizações criminosas será inaugurada na próxima quinta-feira (12). O projeto do TJ-RJ, apresentado no telejornal “RJTV 1”, da TV Globo, foi planejado para que um colegiado de juízes atue em processos que envolvam quadrilhas de tráfico ou grupos paramilitares.

Veja aqui a reportagem na íntegra. A nova serventia será na CAC (Central de Assessoramento Criminal), situada no Fórum Central, no Centro do Rio de Janeiro. Três juízes vão se dedicar exclusivamente a esses processos para que não seja identificado o autor da sentença. Segundo a reportagem, dois promotores atuarão nos casos.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informou que, hoje, 22 juízes do estaduais precisam de escolta para trabalhar. A maioria trabalha em municípios com atuação de milícias.

Em entrevista ao RJTV, o presidente da Corte estadual, desembargador Claudio de Mello Tavares, informou que pode abrir mais varas especializadas futuramente. “Se verificarmos com o tempo que haverá uma sobrecarga de processos, abriremos tantas varas forem necessárias para combater esse tipo de crime”, adiantou.

Leia também: AMB e Frentas discutem Reforma com o presidente do Senado
Podcast destaca veto a artigos da Lei do Abuso de Autoridade
Felipe Gonçalves fala a ‘O Globo’ sobre projeto de colegiado de juízes