Notícias | 22 de fevereiro de 2018 15:49

TJ-RJ promove 2ª Semana da Valorização da Primeira Infância

De 5 a 8 de março, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro promoverá a 2ª Semana de Valorização da Primeira Infância. O objetivo é chamar atenção para os direitos e para as necessidades das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. O evento terá palestras de magistrados do Rio e de Goiás, advogados e médicos.

A abertura será no dia 5, no auditório desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado), com a presença dos desembargadores Milton Fernandes (presidente do TJ-RJ), Claudio de Mello Tavares (corregedor-geral da Justiça) e Ricardo Rodrigues Cardoso, (diretor-geral da EMERJ), e do juiz Sergio Ribeiro (presidente da Coordenadoria de Articulação das Varas de Infância, Juventude e Idoso do TJ).

Leia também: ‘Não haverá mandados de busca sem endereço’, diz presidente do TJ
Gestantes e mães de crianças de até 12 anos podem cumprir prisão domiciliar
Revista FÓRUM: 50 ações da Nova AMAERJ

Vencedor do 5º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos e do Prêmio Innovare de 2017, o projeto “Amparando Filhos” será apresentado ao público às 10h pelo juiz Fernando Augusto Chacha de Resende, do TJ de Goiás. Às 14h, a juíza Raquel Chrispino (titular da 1ª Vara de Família de São José de Meriti) apresentará o “Núcleo de Promoção da Filiação”, projeto desenvolvido pelo Tribunal de Alagoas.

Na terça-feira (6), das 14h às 18h, as médicas Maria do Carmo Leal e Alexandra Sanchez, a psicóloga Vilma Diuna e a advogada Luciana Simas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fazem a palestra “Nascer nas prisões”, no Antigo Palácio da Justiça.

Já na quarta (7), ainda no Antigo Palácio da Justiça, das 14h às 18h, acontecerá o painel “Primeira Infância e Vulnerabilidade Social”, com os palestrantes Guilherme Perisse, Cristina Porto, Isabel Rey Madeira e Cláudia Cabral.

Encerrando a Semana, no dia 8, das 14h às 18h, será promovido o painel “Os desafios da Construção de uma Política Institucional para Primeira Infância”, no auditório José Navega Cretton, no 7º andar do Fórum Central. A coordenação do evento será do juiz Sergio Ribeiro. Dentre os palestrantes, estão a juíza Raquel Chrispino, a subsecretária do Planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro Ana Carla Prado e Andreia Paulo da Cunha Pulici, da Coordenadoria Técnica de Projetos Especiais do Instituto Pereira Passos (IPP).

Fonte: TJ-RJ