Com o objetivo de incentivar a adoção tardia, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) levou 34 meninos e meninas, de 6 a 17 anos, ao Cristo Redentor. A desembargadora Daniela Brandão e os juízes Juliana Kalichsztein e Sérgio Ribeiro participaram da visita, realizada na sexta-feira (25), que fez parte da campanha “Braços Abertos para Adoção”.
“A ideia é dar visibilidade a essas crianças. As pessoas quando querem adotar idealizam muito um bebê, mas a experiência pode dar muito certo com crianças mais velhas também. Quem quer adotar quer ter uma família. Elas também querem uma família. É uma questão de promover esse encontro de quem quer adotar com quem precisa ser adotado”, disse a desembargadora, que comanda a Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso do Estado do Rio de Janeiro.
O juiz Sérgio Ribeiro, titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, ressaltou que há no Brasil cerca de 5.000 crianças e adolescentes aptos à adoção. Para o magistrado, a visita ao Cristo assegura o direito à convivência familiar comunitária.
“Na convivência comunitária temos a escola, o médico, mas também os passeios e o lazer. Para eles, ter a experiência de vir a esse ponto turístico e serem abençoados no Santuário do Cristo Redentor, certamente, foi uma experiência inesquecível e muito enriquecedora”, afirmou.
A juíza Juliana Kalichsztein, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Duque de Caxias, acompanhou a visita das crianças e adolescentes abrigadas no Centro Social Reviver, da Baixada Fluminense. A garotada comemorou o passeio.
“Estou amando! É um sonho para mim!”, declarou Thaylaine Martins, de 14 anos, ao descer do trem do Corcovado. Gabriel Silva Penha, de 16 anos, celebrou a experiência. “Eu nunca tinha vindo aqui. Parece uma pintura que desenharam, muito bem feito. Estou gostando muito.”
No Estado do Rio, existem 283 crianças disponíveis à adoção, de acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desse total, 89% são declaradas pardas ou pretas, a maioria é do sexo masculino (57,6%) e mais da metade tem mais de 12 anos de idade.
As crianças visitantes são de abrigos e instituições de cidades do Grande Rio parceiras das Varas da Infância, Juventude e Idoso.
Homenagem em Caxias
Nesta terça-feira (29), a equipe da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Duque de Caxias será homenageada pela Câmara Municipal. O evento acontecerá às 12h na sede do Legislativo da cidade (Viaduto Paulo Lins, nº 41, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias).
(Com informações do TJ-RJ)
Leia também: Eunice Haddad participa da assembleia geral ordinária da Mútua
Posse da AMAERJ-Itaguaí será nesta terça-feira (29)
AMAERJ é campeã do Nacional de Futebol em Mato Grosso do Sul